Aveiro: Diocese e universidade dinamizam «GeoConversa» sobre «arte e geologia»

Aveiro, 26 jan 2022 (Ecclesia) – A Comissão Diocesana para os Bens Culturais de Aveiro e Departamento de Geociências (DGeo) da universidade aveirense promovem hoje a 6.ª GeoConversa, dedicada ao tema da ‘Arte e Geologia’, a partir das 15h00, na Casa da Cultura de Ílhavo.

Numa nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese de Aveiro informa que a argila vai ser o mote para uma conversa, numa perspetiva alargada, passando pela Geologia, pela História da Arte e pela Conservação e Restauro.

A 6.ª ‘GeoConversa’ é dedicada ao tema da ‘Arte e Geologia’ e os participantes vão também visitar a exposição interdiocesana ‘Diálogos – na beleza das obras contemplamos a beleza do Criador’, que se encontra na Casa da Cultura de Ílhavo, até dia 4 de fevereiro.

A sessão desta tarde, a partir das 15h15, conta com as intervenções iniciais do padre Gustavo Fernandes, coordenador da Comissão Diocesana para os Bens Culturais de Aveiro, do diretor do Departamento de Geociências, Eduardo Ferreira da Silva, e da coordenadora do Núcleo de Estudantes de Geologia, Nanci Jesus.

A ‘6.ª GeoConversa’ vai ser moderada pelo professor catedrático Fernando Tavares Rocha, diretor do Programa Doutoral em Geociências da Universidade de Aveiro (UA), e conta com as intervenções de João Freitas Coroado, presidente do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), de Ricardo Triães e Ana Bidarra, doutorados em Geociências pela UA, e Paulo Jorge Morgado, mestre em Geoquímica pela Universidade de Aveiro.

A exposição ‘Diálogos. Na beleza das obras contemplamos a beleza do criador’ é um percurso por quatro dioceses portuguesas – Lamego, Aveiro, Viseu e Guarda – que procura o diálogo entre a natureza, o artista e o observador.

São cerca de 50 peças que não estão afetas ao culto de diversas tipologias artísticas, como pintura, escultura, azulejaria, ourivesaria e paramentaria, num arco cronológico que abrange os períodos medieval, moderno e contemporâneo.

Depois de Aveiro, a exposição, a partir do dia 18 de fevereiro de 2022, apresenta-se no Museu da Misericórdia de Viseu, até ao dia 17 de junho, deslocando-se depois para o Museu Diocesano da Guarda, onde poderá ser visitada de 24 junho a 18 de outubro do próximo ano.

CB

 

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Scroll to Top