Aveiro: Diocese celebra Dia Mundial da Juventude em Mogofores
«Boa disposição», é um das recomendações do Departamento da Pastoral Juvenil para os participantes

Aveiro, 12 nov 2025 (Ecclesia) – O Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil de Aveiro vai realizar o Dia Mundial da Juventude 2025, este ano vivido a nível diocesano, no dia 22 de novembro (sábado), das 09h30 às 17h30, nos Salesianos de Mogofores (Anadia).
“O DMJ destina-se a jovens a partir do 9º ano de catequese/1ª Etapa do Discipulado Missionário (inclusive) e a movimentos de âmbito juvenil até aos 30 anos, sendo assim o maior encontro de jovens cristãos da Diocese de Aveiro”, informa o DPJAveiro.
«Vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo» (Jo 15,27), é o tema da 40.ª Jornada Mundial da Juventude, que é celebrada este ano a nível diocesano, na solenidade de Cristo-Rei (23 de novembro).
O Papa Leão XIV na sua primeira mensagem para uma Jornada Mundial da Juventude apelou ao compromisso dos jovens, do voluntariado à “caridade política”, para construir “novas condições de vida para todos”.
Na Diocese de Aveiro, este Dia Mundial da Juventude 2025, está marcado para o 22 de novembro, um sábado, e vai decorrer entre as 09h30 às 17h30, nos Salesianos de Mogofores, no Arciprestado de Anadia.
O Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil de Aveiro divulgou o programa geral deste encontro que começa com o acolhimento, seguido de oração, e participação no Projeto ‘ESCUTA 360º’, um inquérito nacional que está a ser promovido pelo Departamento nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), seguem-se atividades gerais, convívio, um momento musical e a Eucaristia da Solenidade de Cristo Rei.
A organização deste Dia Mundial da Juventude na Diocese de Aveiro informa que cada grupo de jovens deve ter, “no mínimo, um animador/catequista responsável”, e um animador por cada 10 jovens participantes; o valor da inscrição nesta atividade é de 4€ (quatro euros) por participante, até esta quarta-feira, dia 12 de novembro, e vai aumentando.
Para mais informações o Departamento da Pastoral Juvenil de Aveiro indica o endereço de correio eletrónico pastoraljuvenil@diocese-aveiro.pt, e faz algumas recomendações aos participantes para este dia, como levar roupa e calçado confortável, lanche e almoço individual, colete refletor para os animadores, e “boa disposição”.
A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional, numa grande cidade; até hoje houve 15 edições internacionais em quatro continentes, incluindo a de Lisboa, em 2023.
CB
Vaticano: «Não sigais aqueles que usam as palavras da fé para dividir!», pede o Papa aos jovens

