
Aveiro: D. Alexandre Palma apresenta o tema «Cristianismo, hoje: que esperança», nas «Tertúlias 2025» da Comissão Diocesana da Cultura

Aveiro, 01 abr 2025 (Ecclesia) – A Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro convidou D. Alexandre Palma, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, para a 3.ª sessão das ‘Tertúlias 2025’, no dia 9 de abril, às 21h30, no Centro Universitário Fé e Cultura – CUFC.
A Diocese de Aveiro divulga que o orador do novo encontro ‘Tertúlias 2025’, D. Alexandre Palma, vai apresentar o tema ‘Cristianismo, hoje: que esperança? Nos 1700 anos do Concílio de Niceia.’
D. Alexandre Palma, bispo auxiliar da Diocese de Lisboa, é também presidente da Fundação ‘Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023’, e professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
A Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro informa que o jornalista e diretor do jornal ‘Correio do Vouga’, António Jorge Pires Ferreira, é o moderador da conferência no dia 9 de abril, a partir das 21h30, no CUFC.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da sua história é dedicado ao tema da ‘esperança’ e foi proclamado pelo Papa Francisco, na bula intitulada ‘Spes non confundit’ (A esperança não engana).
O Jubileu 2025 coincide com os 1700 anos do Concílio de Niceia, atual Turquia, o primeiro Concílio Ecuménico, que abordou a data da celebração da Páscoa.
O jubileu teve início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e termina no dia 6 de janeiro de 2026.
A Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro foi criada em agosto de 2005 com o objetivo de “promover o diálogo entre a Igreja e a Cultura”, contribuindo para a valorização da diversidade de expressões culturais no território desta diocese; Publica, semestralmente, a revista ‘Igreja Aveirense’.
CB