Aveiro: Comissão Diocesana da Cultura promove tertúlia sobre a «economia que mata», com a presidente da ACEGE

Cartaz: Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro

Aveiro, 03 fev 2026 (Ecclesia) – A Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro vai refletir sobre «O desafio da ‘economia que mata’», no seu Ciclo de tertúlias’2026, no dia 19 de fevereiro, às 21h30, no Centro Universitário ‘Fé e Cultura’ (CUFC’Aveiro).

A Comissão da Cultura da Diocese de Aveiro convidou a presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), Patrícia Melo e Liz, para apresentar «o desafio da ‘economia que mata’».

O Papa Francisco, no texto programático do seu pontificado, a ‘Evangelii Gaudium’ (Alegria do Evangelho), exortação apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, apontou a outro tema que viria a ser central, a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento.

“Assim como o mandamento ‘não matar’ põe um limite claro para assegurar o valor da vida humana, assim também hoje devemos dizer ‘não a uma economia da exclusão e da desigualdade social’. Esta economia mata”, escreveu Francisco, no documento publicado no primeiro do pontificado, em novembro de 2013, pedindo soluções para as “causas estruturais da pobreza” e todos os tráficos e novas formas de escravatura.

‘Desafios contemporâneos e cristianismo’ é o tema geral do Ciclo de tertúlias’2026 da Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro, organizado entre janeiro e abril, ao ritmo de um encontro por mês.

A oradora da tertúlia de fevereiro, Patrícia Melo e Liz, é a presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores, que foi constituída em 1952, sob a denominação UCIDT – União Católica de Industriais e Dirigentes de Trabalho.

A ACEGE é uma associação sem fins lucrativos e tem personalidade jurídico-canónica e civil, nos termos do artigo 10 da Concordata entre a Santa Sé e o Estado Português e do Cânone 215 do Código de Direito Canónico.

O ‘desafio da ecologia’ é o próximo tema, a 25 de março, seguindo-se no último encontro do Ciclo de tertúlias’2026, quando a Comissão da Diocese de Aveiro propõe pensar a revolução da inteligência artificial e os impactos na saúde mental, no dia 23 de abril, no CUFC’Aveiro.

Na primeira tertúlia deste ciclo 2026, frei Fernando Ventura, Franciscano Capuchinho, falou sobre ‘o desafio da pobreza e da exclusão’, no dia 22 de janeiro.

A Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro foi criada em agosto de 2005 com o objetivo de “promover o diálogo entre a Igreja e a Cultura”, contribuindo para a valorização da diversidade de expressões culturais no território desta diocese; Publica, semestralmente, a revista ‘Igreja Aveirense’.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
Scroll to Top