
Aveiro: Centro Universitário Fé e Cultura acolhe ciclo sobre a «Teologia do Corpo»
Aveiro, 17 fev 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro informa que o Centro de Estudos e Recursos Teologia do Amor e o Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC) promovem cinco encontros sobre a ‘Teologia do Corpo’, a partir desta segunda-feira, 17 de fevereiro, até 7 de abril.
Com o tema geral ‘Humanidade e Intimidade’, este ciclo de conferências dedicado à ‘Teologia do Corpo’, vai realizar-se entre 17 de fevereiro e 7 de abril, sempre à segunda-feira, às 21h00, no Centro Universitário Fé e Cultura de Aveiro.
Na primeira noite temática, esta segunda-feira, o tema ‘O Corpo como caminho para Deus’ vai ser apresentado por Maria Ester Pacheco, do Caminho Neocatecumenal, que está a concluir o Master em Teologia do Corpo, no Instituto Teológico São João Paulo II para as Ciências do Matrimónio e da Família.
‘A receita de um Amor para a Vida’ vai ser apresentado por Ana e José Urbano, casados há dois anos, têm um filho, no dia 3 de março, seguindo-se o tema ‘Spoiler Alert: A história não acaba aqui’, a 10 março, que tem como oradora, novamente, Maria Ester Pacheco, informa a organização.
As duas últimas conferências do ciclo dedicado à ‘Teologia do Corpo’, intituladas ‘És um produto ou uma Pessoa?’ e ‘Família planeada, Amor multiplicado’, vão ser apresentadas por Vasco Almeida Ribeiro, no dia 24 março, e pela enfermeira Vanessa Machado, a 7 de abril, respetivamente, divulga a Diocese de Aveiro.
A Teologia do Corpo surgiu com base em 129 catequeses que o Papa São João Paulo II proferiu logo no início do seu pontificado, nas audiências públicas de quarta-feira, entre 5 de setembro de 1979 e 28 de novembro de 1984.
Durante esse período ocorreram dois acontecimentos importantes que marcaram as reflexões do Papa polaco: o Sínodo dos Bispos de 1980, dedicado à missão da família cristã; e o lançamento da exortação apostólica Familiaris Consortio, um ano depois.
CB