Aveiro: Centro Universitário dinamiza «À volta da Mesa» com cofundador da «Missão País»
Aveiro, 11 fev 2026 (Ecclesia) – O Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC) da Diocese de Aveiro convidou Bernardo Vasconcelos, um dos cofundadores da ‘Missão País’ para recordar “os primeiros passos” deste projeto, na iniciativa ‘À volta da Mesa’, desta quinta-feira, 12 de fevereiro.
“Esta semana, o formato ‘À volta da Mesa’ propõe uma noite em três momentos — Eucaristia, Refeição e Discussão — num encontro pensado para todas as gerações”, informa o CUFC.
O Centro Universitário Fé e Cultura convidou, para a iniciativa ‘À volta da Mesa’ desta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, Bernardo Vasconcelos que é um dos cofundadores da ‘Missão País’, projeto universitário iniciado em 2003, que vai partilhar “a sua experiência recordando os primeiros passos desta iniciativa”.
Bernardo Vasconcelos participou na primeira semana da ‘Missão País’, com mais 20 estudantes universitários que foram para Coruche, na Arquidiocese de Évora, em 2003.
“As pessoas não ficam iguais, o facto de terem passado na ‘Missão País’ ganham uma atitude diferente como cristãos e isso é muito importante”, destacou este cofundador da «Missão País», em entrevista à Agência ECCLESIA, em 2020.
‘Missão País a inspirar gerações, porque as grandes mudanças começam dentro de cada um…’, vai ser o tema que vai animar” a iniciativa do CUFC, desta quinta-feira.
Para o Centro Universitário Fé e Cultura da Diocese de Aveiro este ‘À volta da Mesa’ é “uma oportunidade para escutar, partilhar e deixar-se desafiar”, a partir das 20h07, e “a entrada é livre e o espaço aberto a todos”.
Bernardo Vasconcelos é católico, casado, pai de quatro filhos, e vive em Santarém, é formado em economia, pela NOVA SBE, criou e participou na 1.ª edição do programa Erasmus, em Santiago de Chile, e, neste momento, cumpre “o sonho profissional de trabalhar no desenvolvimento das pessoas através do Coaching”, divulga a organização.
O Centro Universitário Fé e Cultura de Aveiro destaca que as suas quintas-feiras “estão a ganhar novos horizontes” e, todos os meses, um conjunto de três temas, “seguindo métodos diferentes”, são postos à disposição de todos os públicos “numa noite que só tem a ganhar se for mesmo intergeracional”.
O CUFC promove também um ciclo sobre ‘Ecologia Integral’, na primeira quinta-feira de cada mês, até junho, o de fevereiro foi adiado para dia 26, em parceria com o Foco de Conversão Ecológica da Paróquia aveirense da Vera-Cruz; já com a Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro acolhe o Ciclo de Tertúlias’2026, com o tema geral ‘Desafios contemporâneos e cristianismo’.
CB


