Aveiro: Bispo criou ministério de «servidor da caridade»

D. António Moiteiro vai instituir 54 pessoas em diversos ministérios laicais

Aveiro, 21 nov 2025 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, criou o ministério de servidor da caridade e vai instituir os primeiros leigos, para além de catequistas, leitores, acólitos, 45 no total, este domingo, dia 23 de novembro, na Sé.

“É a primeira vez que tal celebração se realiza na Diocese de Aveiro, até agora só receberam os ministérios (serviços) de leitor e acólito os jovens candidatos ao sacerdócio ministerial”, destaca o jornal diocesano ‘Correio do Vouga’, na mais recente edição enviada à Agência ECCLESIA.

Os leigos que vão ser instituídos nos ministérios de catequista, leitor, acólito e de servidor da caridade fizeram “uma preparação ao longo de vários anos” no Centro de Formação D. António Marcelino – CEFAM, da Diocese de Aveiro.

Estas 45 pessoas assumem “um compromisso “estável e prolongado no tempo”, “regulado na sua duração, conteúdo e modalidades”, estabeleceu a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), no documento ‘Ministérios laicais para uma Igreja Ministerial’, de 22 de junho de 2022.

O bispo D. António Moiteiro, vai presidir à instituição de diocesanos nos ministérios laicais de servidor da caridade, catequistas, leitores e acólitos, este domingo, 23 de novembro, às 19h00, na Sé de Aveiro.

O documento ‘Ministérios laicais para uma Igreja Ministerial’, que foi aprovado em Assembleia Geral Extraordinária da CEP, em Fátima, dá seguimento à indicação do Papa Francisco, que “confiou às Conferências Episcopais a responsabilidade de ‘estabelecer critérios adequados para o discernimento e a preparação dos candidatos e das candidatas aos ministérios do Leitorado e do Acolitado e de Catequista, ou de outros ministérios que considerem instituir’”.

“Os ministérios laicais devem estar ao serviço não apenas da edificação da Igreja, mas também da sua missão no mundo, não apenas ao serviço da Liturgia, mas também da Profecia, da Caridade, da Comunhão e da Missão”, explicam os bispos portugueses.

O semanário ‘Correio do Vouga’, da Diocese de Aveiro, publicado esta quarta-feira, dia 19 de novembro, destaca que Elisabete Nunes, desta diocese, foi instituída no ministério de Catequista pelo Papa Leão XIV, a 28 de setembro, no Jubileu dos Catequistas, em Roma.

CB/OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Novembro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Scroll to Top