Aveiro: Apresentação do livro «Sem ele, não posso fazer nada», sobre Carlo Acutis

Foto: www.vagosfm.com

Aveiro, 12 set 2025 (Ecclesia) – O diácono permanente António Machado, da Diocese de Aveiro, vai apresentar o seu livro ‘«Sem ele, não posso fazer nada» – rezar com Carlo Acutis’, este domingo, dia 14 de setembro, às 16h00, no salão paroquial de Ponte de Vagos.

O novo livro ‘«Sem ele, não posso fazer nada» – rezar com Carlo Acutis’, é um conjunto de subsídios para “rezar com sabedoria, as intuições e os modos do novo santo da Igreja Católica”, informa o jornal ‘Correio do Vouga’, da Diocese de Aveiro.

O jornal diocesano acrescenta, na mais recente edição, publicada esta quarta-feira, dia 10 de setembro, acrescenta que “rezar com e como o Carlo Acutis é fazer adoração eucarística, rezar o terço diariamente, ‘praticar’ a Liturgia das Horas”

O adolescente italiano Carlo Acutis (1991-2006) foi canonizado pelo Papa Leão XIV, juntamente com o jovem Pier Giorgio Frassati  (1901-1925), na primeira cerimónia de canonização do pontificado, no domingo, dia 7 de setembro, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

“Carlo Acutis é o primeiro santo da geração millennial. Ele nasceu em Londres (Reino Unido) a 3 de maio de 1991. Naquela época, os seus pais, originários de Itália, viviam em Londres, onde o seu pai trabalhava”, explica o Missal da celebração sobre este adolescente que, com poucos meses de idade, regressou a Milão, onde frequentou a escola primária.

Carlo Acutis recebeu o diagnóstico de uma forma agressiva de leucemia, em outubro de 2006, vindo a falecer poucos dias depois, aos 15 anos de idade.

“Na vida de Carlo nunca faltaram sinais concretos de sua profunda ligação com a Eucaristia; era um adolescente de bom coração, alegre e sorridente. Ele não escondia sua fé e seu amor por Jesus. Preocupava-se em ajudar colegas da escola em dificuldade e, no bairro onde morava, ajudava com sua amizade e com parte de sua mesada os pobres que pediam esmola”, acrescentou o documento do Vaticano com a sua biografia.

‘Sem Ele não posso fazer nada’ – rezar com Carlo Acutis’, da autoria do diácono permanente António Machado, é uma publicação da editora ‘Tempo Novo’, da Diocese de Aveiro, e é apresentado este domingo, dia 14 de setembro, às 16h00, no salão paroquial de Ponte de Vagos.

A mãe de Carlo Acutis, Antónia Salzano Acutis, no novo livro, escreve que o filho “era capaz de encontrar momentos de silêncio e meditação muito intensos, apesar de todas as suas obrigações e atividades, sempre vividas com fidelidade e dedicação”, citada pelo jornal diocesano.

O ‘Correio do Vouga’ informa que António Machado foi ordenado diácono permanente, em 2009, colabora mas Paróquias de Ponte de Vagos, Covão do Lobo e Santa Catarina, no concelho de Vagos , e é funcionário no Centro de Saúde de Ílhavo; dedica-se também ao “’Fado de Lisboa’, que usa para evangelizar”.

O diaconado permanente foi restaurado pelo Concílio Vaticano II há mais de 40 anos; ao diaconado permanente, primeiro grau da Ordem (sacramento que inclui diáconos, padres e bispos), podem aceder homens casados, depois de terem completado 35 anos de idade, o que não acontece com o sacerdócio na Igreja de rito latino, como em Portugal.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Scroll to Top