
Ano Santo: Patriarcado promove encontro jubilar com presença de secretário de Estado do Vaticano
«Jubileu Compromisso com a Cidade» reúne responsáveis da política, da Justiça, das Forças Armadas e de Segurança
Lisboa, 03 set 2025 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa vai promover no dia 13 o “Jubileu Compromisso com a Cidade”, iniciativa inserida no atual Ano Santo que se celebra na Igreja Católica, reunindo responsáveis da política, da Justiça, das Forças Armadas e de Segurança.
A celebração, que começa pelas 15h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vai contar com a presença do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e do presidente da República Portuguesa, entre outras autoridades, adiantou o Patriarcado, em informação enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O programa encerra-se com a celebração da Missa na igreja paroquial de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pelas 19h00.
Na introdução ao Programa Pastoral e Calendário Diocesano 2025/2026, D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, destacou que “o tempo de preparação e os gestos celebrativos do Jubileu são ocasião a não desperdiçar”.
“Num tempo em que, a nível global, os conflitos armados, as perturbações na economia, o discurso e a vida social cada vez mais centradas no imediatismo e na captação de adesão fácil, vão sendo razões de preocupação, de desânimo e até de alguma revolta, o mundo necessita de razões de Esperança”, escreveu.
A 11 de outubro, o Patriarcado vai promover o Jubileu do Mundo do Trabalho, a que se segue o Jubileu da Missão, de 3 a 9 de novembro.
OC