
Ano Santo: Evento jubilar inteiramente dedicado aos operadores da justiça.
Cidade do Vaticano, 19 de set 2025 (Ecclesia) – A cidade de Roma (Itália) acolhe, dia 20 deste mês, pela “primeira vez na história dos jubileus”, um evento jubilar inteiramente dedicado aos operadores da justiça.
Uma iniciativa destinada às pessoas que estão envolvidas no mundo da justiça secular, canónica, eclesiástica, do Estado da Cidade do Vaticano, da Cúria Romana, como juízes, procuradores, magistrados, advogados, operadores do direito e pessoal administrativo, com os seus familiares, lê-se numa nota.
Está prevista a participação de mais de 15 mil pessoas provenientes de cerca de 100 países do mundo e, em particular, estarão presentes numerosas delegações da Itália, Espanha, Portugal, Polónia, França, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, México, Colômbia, Argentina, Chile, Austrália, Nigéria, Peru e Filipinas.
“Muitas instituições de todo o mundo, associações profissionais, universidades, em particular as faculdades de direito das universidades pontifícias e católicas, e entidades representadas, entre as quais se destacam o Ministério da Justiça da República Italiana, o Tribunal Constitucional, o Conselho Superior da Magistratura, o Supremo Tribunal de Cassação, a Confederação dos Juristas Católicos da França, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o Supremo Tribunal do Brasil, o Supremo Tribunal de Justiça da Colômbia, o Supremo Tribunal de Espanha, a Magistratura do Vaticano, a ENAV, o Tribunal de Contas, a Presidência do Conselho de Estado italiano, a União Internacional dos Juristas Católicos e a União dos Juristas Católicos Italianos, a Associação Nacional de Magistrados (ANM)”, refere.
O evento jubilar terá início na manhã do dia 20 de setembro, na Praça de São Pedro, às 10h30, com a saudação institucional de D. Rino Fisichella, Pro-prefeito do Dicastério para a Evangelização, que introduzirá a Lectio de D. Juan Ignacio Arrieta, secretário do Dicastério para os Textos Legislativos, sobre o tema «Iustitia Imago Dei: o operador da justiça, instrumento de esperança».
O evento, que deveria ter sido realizado inicialmente, conforme programado, na Aula Paulo VI, foi transferido para a Praça de São Pedro devido ao elevado número de adesões.
Pelas 12h00, o Papa Leão XIV realiza a audiência jubilar, dirigindo as suas palavras especialmente aos Operadores da Justiça.
LFS