Ano Santo: Diocese do Algarve realiza Jubileu dos Jovens

Faro, 21 nov 2025 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve celebra o seu Jubileu Diocesano dos Jovens, este sábado, dia 22 de novembro, a partir das 14h00, em Faro.

“Para este Jubileu dos Jovens queremos propor uma ação conjunta de vivência jubilar, de dimensão eucarística e de caráter evangelizador. Este encontro jubilar terá três partes, inspiradas e conectadas tanto pelo tema do jubileu como pelo programa pastoral diocesano”, disse o coordenador do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil do Algarve à Agência ECCLESIA.

João Costa explicou que o foco será “a forma como os jovens são igualmente destinatários de esperança”, sobretudo em contextos de “tribulação (pacientes na tribulação (Romanos 12, 12))”, depois de terem refletido sobre “formas de como os jovens poderiam ser sinais e agentes de esperança”, nos dois últimos encontros de preparação para o Jubileu Mundial dos Jovens, em Roma.

O Jubileu Diocesano dos Jovens do Algarve vai começar às 14h00, no Largo do Carmo, em Faro, e, segundo o programa, nesta primeira parte têm uma “catequese ao estilo Rise Up”, como as que se realizaram na Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa.

A segunda parte deste encontro diocesano é a procissão eucarística “pelas ruas de Faro até à Igreja-mãe da diocese”, a partir das 16h00, até à Sé, seguindo-se a Missa, “fonte e cume da esperança”, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, pelas 17h30, que é a terceira parte deste jubileu, explicou o responsável diocesano.

O Jubileu Diocesano dos Jovens do Algarve destina-se aos jovens do 10º ano de catequese, até aos 30 anos de idade.

A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.

O Setor Diocesano da Pastoral Juvenil do Algarve já divulgou o seu calendário de atividades – encerramento jubileu (28 dezembro); atividade de Natal ‘você no presépio’ (10 janeiro 2026); ‘Viveiro da amizade’ (21 fevereiro e 16 de maio) – e destaca-se a Jornada Diocesana da Juventude que se vai realizar “nos dias 27 e 28 de março de 2026”.

“A Jornada Diocesana da Juventude continua a ser, sem dúvida, o momento central, pois é o espaço privilegiado de expressão juvenil no âmbito da diocese”, salientou João Costa, explicando que não a realizam na “data habitual”, na Solenidade do Domingo de Cristo Rei, este ano dia 23 de novembro, “sobretudo por razões operacionais e logísticas”.

«Vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo» (Jo 15,27), é o tema da 40.ª Jornada Mundial da Juventude, que é celebrada este ano a nível diocesano, na solenidade de Cristo-Rei (23 de novembro).

O Papa Leão XIV na sua primeira mensagem para uma Jornada Mundial da Juventude apelou ao compromisso dos jovens, do voluntariado à “caridade política”, para construir “novas condições de vida para todos”.

A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional, numa grande cidade; até hoje houve 15 edições internacionais em quatro continentes, incluindo a de Lisboa, em 2023.

CB

Vaticano: «Não sigais aqueles que usam as palavras da fé para dividir!», pede o Papa aos jovens

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Novembro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Scroll to Top