
Ano Santo: Diocese de Bragança-Miranda celebra Jubileu dos Catequistas, em sintonia com o Vaticano
«Na Igreja Universal não há fronteiras. Nós somos cidadãos do mundo e os catequistas são também espelho desta comunhão e desta singularidade na Igreja», destacou Ivone Calado
Bragança, 24 set 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Catequese de Bragança-Miranda vai realizar o seu Jubileu dos Catequistas, com o lema ‘Esperança, luz que nos guia!’, em sintonia com o evento jubilar universal que decorre no Vaticano, este sábado, dia 27 de setembro.
“Nós pensámos este Jubileu de Catequistas, não conseguindo ir todos a Roma que seria o nosso intuito principal, estar com o Santo Padre, seria outra vivência, então aquilo que pretendemos fazer foi reunir e congregar os catequistas da Diocese de Bragança-Miranda, na cidade de Bragança”, disse a diretora do Secretariado Diocesano de Catequese, em entrevista à Agência ECCLESIA.
Ivone Calado realça que com esta iniciativa jubilar diocesana, os catequistas de Bragança-Miranda têm também “oportunidade, em comunhão com a Igreja Universal”, “com todos os catequistas que foram a Roma e com o Santo Padre particularmente”, e viver o seu Jubileu, não em Roma, “mas junto dos outros catequistas da Diocese”.
“Temos esta dinâmica muito especial de encontro. Nós percebemos que na Igreja Universal não há fronteiras, nós somos cidadãos do mundo e os catequistas são também espelho desta comunhão e desta singularidade na Igreja. O nosso coração coloca-nos onde nós desejamos estar.”
O Secretariado Diocesano da Catequese de Bragança-Miranda dinamiza o seu Jubileu dos Catequistas, com o lema ‘Esperança, luz que nos guia!, este sábado, dia 27 de setembro, na cidade Bragança, a partir das 14h30, com o acolhimento na igreja da antiga Sé.
Para Ivone Calado, após a celebração do Jubileu diocesano das Crianças (no dia 31 de maio) onde os catequistas participaram, “faz todo o sentido” que, agora, estes agentes pastorais vivam o “Jubileu dos Catequistas individualmente, um dia especial e único”.
“Desta vez, é um bocadinho dirigido a si próprias, também à sua própria interioridade, o seu próprio caminhar, a sua própria conversão, e o seu próprio caminhar juntos com o nosso bispo, com os nossos párocos, e com todos os catequistas; pusemos todo o enfoque naquilo que é a vivência e a espiritualidade do próprio catequista”, acrescentou a diretora do Secretariado Diocesano da Catequese.
Os catequistas de Bragança-Miranda, segundo o programa do seu jubileu, vão peregrinar à Porta Jubilar, na catedral, pelas 15h30, segue-se a celebração penitencial com confissões, a partir das 16h00, e a Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, D. Nuno Almeida, antes do encerramento com o lanche partilhado, pelas 18h00.
A Diocese de Bragança-Miranda é uma Igreja local “extensa, coincide com o distrito de Bragança”, têm “entre 200 e 220 catequistas” em centros catequéticos maiores, “que correspondem aos núcleos urbanos”, e há centros catequéticos “bastante mais pequeninos, que correspondem aos núcleos rurais”, mas, segundo a entrevistada, não podem caminhar a dois ritmos, e “descentralizar é importantíssimo ao nível diocesano”.
“Nós temos que tentar integrar todos num mesmo ritmo e numa mesma dinâmica. O Secretariado Diocesano da Catequese tem tido sempre esse cuidado de descentralizar, temos saído de Bragança, precisamente para permitir que todos os catequistas tenham a oportunidade de, em algum momento da sua caminhada, estarmos juntos”, explicou Ivone Calado.
As inscrições para o Jubileu diocesano dos Catequistas de Bragança-Miranda podem ser realizadas através de um formulário online, e encerram esta quinta-feira, dia 25 de setembro.
No Vaticano, o Jubileu dos Catequistas, evento do Ano Santo 2025, realiza-se entre sexta-feira e domingo, de 26 a 28 de setembro; do programa jubilar destaca-se a audiência com o Papa, às 10h00, deste sábado, 27 de setembro, e, no dia seguinte (domingo), a Missa presidida por Leão XIV, com instituição de novos catequistas, a partir das 10h00, na Praça de S. Pedro.
A entrevista com Ivone Calado vai integrar o Programa ECCLESIA, emitido na rádio Antena 1, deste domingo, pelas 06h00.
OC/CB