Ano Santo: Diocese de Angra promove Jubileu dos Doentes, nas várias ilhas dos Açores

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Angra do Heroísmo, Açores, 04 abr 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra, através da Comissão da Pastoral da Saúde, promove o Jubileu dos Doentes, e convidou também cuidadores, visitadores e agentes da área da saúde, para participarem, este domingo, dia 6 de abril, nas Igrejas Jubilares.

“Exortamos todos os Párocos a que nesse dia possam celebrar nas suas comunidades o Sacramento da Santa Unção nos doentes, convidando os seus Ministros Extraordinários da Comunhão ou outros Cuidadores/ Movimentos ligados aos Cuidados dos Doentes, que possam participar no encontro jubilar, neste mesmo dia”, pediu o responsável pela Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde de Angra, padre Paulo Borges, citado pelo portal online ‘Igreja Açores’.

A Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde na celebração do Jubileu do Doente vai realizar uma hora eucarística, com reflexão da Palavra de Deus, cânticos e momentos de silêncio.

O padre Paulo Borges, capelão do Hospital do Divino Espírito Santo, convidou todos “a participar nesta Hora Eucarística”, entre as 16h00 e as 17h00 locais (mais uma hora em Portugal continental), na Igreja da Esperança, no Santuário do Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada.

A Diocese de Angra está presente nas nove ilhas do Arquipélago dos Açores, e, através da Comissão da Pastoral da Saúde, convidou doentes, cuidadores, visitadores e “todos os agentes de pastoral da área da saúde” para participarem no Jubileu do Doente “em todas as Igrejas Jubilares”, existe uma em cada ilha.

Na ilha do Pico vão realizar o Jubileu dos Doentes, Profissionais de Saúde e Ministros Extraordinários da Comunhão, no Santuário do Senhor Bom Jesus, a partir das 15h00, com adoração ao Santíssimo Sacramento, pelos Ministros Extraordinários da Comunhão, seguindo-se a Eucaristia, orientada pelos profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Ilha do Pico, com a celebração do Sacramento da Unção dos Doentes.

A Diocese de Angra celebra o Dia Diocesano do Doente no 5º Domingo da Quaresma, desde 1975, e pretende “mobilizar todos quantos trabalham na área da saúde desde os doentes, os profissionais de saúde, os visitadores, cuidadores informais e ministros extraordinários da comunhão”.

O Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da Igreja Católica, começou com a abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro, pelo Papa, na noite de 24 de dezembro de 2024, e vai terminar dia 6 de janeiro de 2026; foi proclamado por Francisco com a bula ‘Spes non confundit’ (‘A Esperança não Engana’).

O portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, destaca que o Ano Santo 2025 tem dois momentos dedicados ao setor da saúde: o Jubileu dos Doentes e o Mundo da Saúde, este sábado e domingo, dias 5 e 6 de abril, e o Jubileu das Pessoas com Deficiência, a 28 e 29 de abril.

CB

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Abril 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Scroll to Top