Ano Santo: Diocese de Angra celebra Jubileu da Palavra
Celebrações nas nove ilhas vão juntar leitores, movimentos bíblicos e de oração, nas igrejas jubilares
Angra do Heroísmo, Açores, 06 jan 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai celebrar o Jubileu da Palavra, no dia 26 de janeiro, as ouvidorias (conjunto de paróquias) estão a mobilizar os serviços e movimentos ligados à Palavra de Deus para encontros nas várias igrejas jubilares.
O Jubileu da Palavra se dirige “especialmente aos leitores, movimentos bíblicos e de oração”, e deve ser celebrado em todas as Igrejas Jubilares da Diocese de Angra, informa o portal online ‘Igreja Açores’.
Neste Ano Santo 2025, dedicado ao tema da esperança, a Diocese de Angra tem nove Igrejas jubilares – uma em cada ilha do Arquipélago dos Açores – uma igreja matriz em cada ouvidoria, para além da Sé, na ilha Terceira, e de três santuários diocesanos (Santuário do Senhor Santo Cristo/São Miguel; Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira/Pico; Santuário do Senhor Bom Jesus/Faial).
O Jubileu da Palavra, na ilha Terceira, começa com o acolhimento na igreja da Misericórdia, às 14h30 locais (mais uma hora em Portugal continental), conta com um momento formativo e um concerto orante, com o Grupo Coral da Terra Chã, o cantautor terceirense João Félix e Helena Oliveira, e continua com a procissão até à Sé, onde rezam a oração de vésperas e celebram a Eucaristia, a partir das 17h00.
“Serão apresentadas peças e canções inspiradas na Sagrada Escritura, serão, também, declamados textos significativos da Bíblia; são todos bem-vindos, bem como os fiéis das paróquias que estejam mais envolvidos com o serviço da comunidade através da Palavra”, assinala a organização, realçando que esta celebração “é para toda a ilha”.
A Igreja Católica está a viver um Ano Santo, o seu 27.º jubileu ordinário – celebração que acontece a cada 25 anos -, iniciado na noite da véspera de Natal, pelo Papa Francisco, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O portal online ‘Igreja Açores’ informa que com o Jubileu da Palavra a Diocese de Angra inicia o “calendário diocesano” de celebração mensal de jubileus temáticos, que se vão realizar ao longo do Ano Santo 2025.
| Em todas as dioceses do mundo vai ser celebrado, no dia 26 deste mês, o VI Domingo da Palavra de Deus, sendo esta edição no contexto do Ano Jubilar; o lema escolhido pelo Papa Francisco para a edição de 2025 é um versículo do Salmo 119, «Espero na tua Palavra».
O Dicastério para a Evangelização da Santa Sé elaborou um subsídio litúrgico-pastoral para preparar a celebração, que se encontra online, disponível em português, e que pode ser descarregado gratuitamente. O Jubileu da Palavra está relacionado com o Domingo da Palavra, que se celebra no Terceiro (III) Domingo do Tempo Comum, por decisão do Papa Francisco, com a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio ‘Aperuit illis’ (‘Abriu-lhes o entendimento’), que estabelece que seja um dia dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. “O Domingo da Palavra de Deus situa-se num período do ano que convida a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos. Não é uma mera coincidência temporal pois celebrar o Domingo da Palavra de Deus expressa um valor ecuménico, porque as Sagradas Escrituras indicam para aqueles que se colocam à escuta o caminho a ser percorrido para alcançar uma unidade autêntica e sólida”, assinala o Papa Francisco. A Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio ‘Aperuit illis’ (‘Abriu-lhes o entendimento’), do Papa Francisco, foi publicado a 30 de setembro de 2019, no dia da memória litúrgica de São Jerónimo, que afirmava que “A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”. |
CB
Jubileu: Bispo de Angra apela a «profunda conversão espiritual da Igreja»


