Ano Santo: Diocese de Angra celebra Jubileu da Palavra
Celebrações nas nove ilhas vão juntar leitores, movimentos bíblicos e de oração, nas igrejas jubilares
Angra do Heroísmo, Açores, 06 jan 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai celebrar o Jubileu da Palavra, no dia 26 de janeiro, as ouvidorias (conjunto de paróquias) estão a mobilizar os serviços e movimentos ligados à Palavra de Deus para encontros nas várias igrejas jubilares.
O Jubileu da Palavra se dirige “especialmente aos leitores, movimentos bíblicos e de oração”, e deve ser celebrado em todas as Igrejas Jubilares da Diocese de Angra, informa o portal online ‘Igreja Açores’.
Neste Ano Santo 2025, dedicado ao tema da esperança, a Diocese de Angra tem nove Igrejas jubilares – uma em cada ilha do Arquipélago dos Açores – uma igreja matriz em cada ouvidoria, para além da Sé, na ilha Terceira, e de três santuários diocesanos (Santuário do Senhor Santo Cristo/São Miguel; Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira/Pico; Santuário do Senhor Bom Jesus/Faial).
O Jubileu da Palavra, na ilha Terceira, começa com o acolhimento na igreja da Misericórdia, às 14h30 locais (mais uma hora em Portugal continental), conta com um momento formativo e um concerto orante, com o Grupo Coral da Terra Chã, o cantautor terceirense João Félix e Helena Oliveira, e continua com a procissão até à Sé, onde rezam a oração de vésperas e celebram a Eucaristia, a partir das 17h00.
“Serão apresentadas peças e canções inspiradas na Sagrada Escritura, serão, também, declamados textos significativos da Bíblia; são todos bem-vindos, bem como os fiéis das paróquias que estejam mais envolvidos com o serviço da comunidade através da Palavra”, assinala a organização, realçando que esta celebração “é para toda a ilha”.
A Igreja Católica está a viver um Ano Santo, o seu 27.º jubileu ordinário – celebração que acontece a cada 25 anos -, iniciado na noite da véspera de Natal, pelo Papa Francisco, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O portal online ‘Igreja Açores’ informa que com o Jubileu da Palavra a Diocese de Angra inicia o “calendário diocesano” de celebração mensal de jubileus temáticos, que se vão realizar ao longo do Ano Santo 2025.
Em todas as dioceses do mundo vai ser celebrado, no dia 26 deste mês, o VI Domingo da Palavra de Deus, sendo esta edição no contexto do Ano Jubilar; o lema escolhido pelo Papa Francisco para a edição de 2025 é um versículo do Salmo 119, «Espero na tua Palavra».
O Dicastério para a Evangelização da Santa Sé elaborou um subsídio litúrgico-pastoral para preparar a celebração, que se encontra online, disponível em português, e que pode ser descarregado gratuitamente. O Jubileu da Palavra está relacionado com o Domingo da Palavra, que se celebra no Terceiro (III) Domingo do Tempo Comum, por decisão do Papa Francisco, com a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio ‘Aperuit illis’ (‘Abriu-lhes o entendimento’), que estabelece que seja um dia dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. “O Domingo da Palavra de Deus situa-se num período do ano que convida a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos. Não é uma mera coincidência temporal pois celebrar o Domingo da Palavra de Deus expressa um valor ecuménico, porque as Sagradas Escrituras indicam para aqueles que se colocam à escuta o caminho a ser percorrido para alcançar uma unidade autêntica e sólida”, assinala o Papa Francisco. A Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio ‘Aperuit illis’ (‘Abriu-lhes o entendimento’), do Papa Francisco, foi publicado a 30 de setembro de 2019, no dia da memória litúrgica de São Jerónimo, que afirmava que “A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”. |
CB
Jubileu: Bispo de Angra apela a «profunda conversão espiritual da Igreja»