Ano Santo: Dicastério para a Comunicação dinamiza iniciativas para assinalar Jubileu do setor
Cidade do Vaticano, 22 jan 2025 (Ecclesia) – O Dicastério para a Comunicação (Santa Sé) anunciou hoje um conjunto de iniciativas que vão assinalar Jubileu do Mundo da Comunicação, entre sexta-feira e domingo.
O primeiro grande evento do Ano Santo de 2025 deixa aos jornalistas “um convite a contar histórias de esperança”, refere a nota, enviada à Agência ECCLESIA, apontando ainda aos “numerosos desafios que se colocam à comunicação e aos jornalistas”.
“Não podemos iludir-nos pensando que podemos construir uma boa comunicação ignorando o mal, mas podemos mudar a nossa perspetiva se optarmos por contar as centelhas de luz que estão sempre presentes em cada história e que é sempre possível discernir mesmo nos cenários mais sombrios”, sublinham os responsáveis do Vaticano.
De 24 a 26 de janeiro, milhares de jornalistas e comunicadores peregrinos vão estar em Roma para atravessar a Porta Santa, encontrar-se com o Papa e participar em várias iniciativas religiosas e culturais.
O acolhimento tem lugar na sexta-feira, às 17h30 locais (menos uma em Lisboa), na Basílica de São João de Latrão, com uma liturgia penitencial seguida da Missa internacional da festa de São Francisco de Sales, presidida pelo cardeal Baldo Reina, vigário-geral da Diocese de Roma.
A basílica papal vai acolher a relíquia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
O programa de sábado começa com a peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro, seguida de uma audiência com o Papa Francisco no Auditório Paulo VI.
O encontro com Francisco é precedido por reflexões de “duas grandes testemunhas de uma comunicação de esperança”, informa o Vaticano: Maria Ressa, jornalista, prémio Nobel da Paz e diretora da plataforma ‘Rappler’, e Colum McCann, escritor e cofundador da rede ‘Narrative 4’.
Na tarde de sábado, decorre em vários locais a iniciativa ‘Diálogo com a cidade: encontros culturais e espirituais’, encontros – na sua maioria abertos ao público – organizados por várias instituições para abordar o tema da relação entre a Comunicação e a Igreja.
A Santa Sé promove ainda o encontro ‘Unir os comunicadores para um caminho comum”, iniciativa dedicada a um grupo de 150 jovens profissionais da comunicação provenientes de mais de 60 países, incluindo Portugal.
O programa do Jubileu da Comunicação encerra-se com a Missa presidida por Francisco, na Basílica de São Pedro, pelas 09h30, assinalando ainda o VI Domingo da Palavra de Deus.
De 27 a 29 de janeiro vai decorrer a Conferência Internacional dos Comunicadores Institucionais Católicos, na qual participam 200 bispos, presidentes das Comissões Episcopais para a Comunicação e diretores dos gabinetes de comunicação de Conferências Episcopais e Institutos Religiosos.
OC