
Ano Santo: Ciclo do Órgão da Diocese de Angra vai contar a esperança
Angra do Heroísmo, Açores, 17 jul 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai realizar um Ciclo do Órgão, no âmbito do Ano Santo 2025, o concerto inaugural é no dia 30 de julho, às 18h30, na igreja de São José, em Ponta Delgada (São Miguel).
“O Ciclo do Órgão promovido pela Diocese de Angra destina-se a contar a Esperança a partir da música”, informa o portal online ‘Igreja Açores’, sobre a iniciativa do Grupo Coordenador do Jubileu diocesano de Angra.
A Diocese de Angra informa que três jovens organistas vão interpretar uma peça – original ou escolhida por eles –, que traduza a ‘Esperança Cristā’, num momento de concerto musical em órgãos históricos da diocese: Na igreja matriz da Horta- Faial- concerto de Páscoa; na igreja de São José, em Ponta Delgada, São Miguel – Concerto do Tempo Comum, e na Sé, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.
A Diocese de Angra convidou o jovem organista Henrique Rodrigues, de Ponta Delgada, para o concerto inaugural do Ciclo do Órgão do Ano Santo 2025, no dia 30 de julho, a partir das 18h30 locais (mais uma hora em Portugal continental).
“Profundamente ligado à música litúrgica, desde tenra idade, encontrou nela uma das principais motivações para se dedicar ao estudo do órgão”, destaca.
Henrique Rodrigues estudou, desde os seis anos no Conservatório Regional de Ponta Delgada, na classe de órgão, e ao longo do percurso académico e artístico, participou em várias masterclasses, workshops e estágios de órgão com vários músicos de renome.
O organista açoriano frequenta o curso de Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do Professor João Vaz, e, paralelamente à formação no conservatório, toca gaita-de-foles no grupo ‘Urro das Marés’, informa o sítio online ‘Igreja Açores’.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, proclamado com a bula ‘Spes non confundit’ (A esperança não desilude), entre 24 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2026; o Ano Santo está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.
CB