Ano Santo: Carta do patriarca de Lisboa convoca diocesanos para abertura do Jubileu, no dia 29 de dezembro
Início do Ano Jubilar vai acontecer no dia 29, na Sé, após procissão a partir da Igreja de São Domingos
Lisboa, 25 out 2024 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa enviou uma carta a convocar os diocesanos para a abertura do Jubileu 2025, no dia 29 de dezembro deste ano, e anunciou indicações para o Ano Jubilar em ordem a “um caminho de renovação”.
“No início do próximo Advento também publicarei uma Carta com alguns elementos que me parecem oportunos para este momento da nossa Igreja Diocesana e para percorrermos ao longo do próximo ano um caminho de renovação cristã, individual e eclesial, de aprofundamento da vida teologal”, afirma D. Rui Valério no documento publicado na página da internet do Patriarcado de Lisboa.
Numa carta dirigida ao clero, aos religiosos e religiosas, e às comunidades cristãs, a convocar para a abertura do Ano Jubilar 2025, D. Rui Valério indica que a abertura do Jubileu acontece na Eucaristia do domingo em que se celebra a Festa da Sagrada Família, a 29 de dezembro de 2024.
“Dirijo-me aos sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e irmãos leigos para convocar todos e cada um a participar na Celebração Eucarística na Sé Patriarcal, na Festa da Sagrada Família, Domingo, 29 de dezembro, às 17 horas”, refere D. Rui Valério.
O patriarca de Lisboa informa também que a celebração de início do Ano Jubilar “será precedida de uma procissão a partir da Igreja de São Domingos”, a partir das 15h00 do mesmo dia, 29 de dezembro.
D. Rui Valério lembra que o Ano Santo vai ter início no Vaticano na Noite de Natal, quando o Papa Francisco vai abrir a Porta Santa, na Basílica de São Pedro.
PR