
Ano Santo/Algarve: Jovens promovem concerto solidário, na Sé de Faro
Faro, 04 abr 2025 (Ecclesia) – Os jovens da Paróquia de São Pedro de Faro promovem um concerto solidário, de angariação de fundos para o Jubileu dos Jovens, com o Coro Jubilate Deo, esta sexta-feira, dia 4 de abril, divulga a Diocese do Algarve.
O concerto solidário, de entrada livre, vai realizar-se na Sé de Faro, pelas 21h30, e, no exterior, os jovens da Paróquia de São Pedro de Faro vão promover a venda solidária de bolos, informa o jornal diocesano ao ‘Folha do Domingo’.
Esta iniciativa destina-se à angariação de fundos para os Jovens da Paróquia de São Pedro de Faro participarem no Jubileu dos Jovens, uma das iniciativas do Ano Santo 2025, de 28 de julho a 3 de agosto.
O Jubileu dos Jovens vai ficar marcado pela canonização de Pier Giorgio Frassati, um dos patronos da JMJ 2023, que nasceu em Turim, a 6 de abril de 1901.
Aos 17 anos ingressou na Conferência de São Vicente de Paulo, dedicando a maior parte do seu tempo livre aos doentes e necessitados; viria a falecer a 4 de julho de 1925, com apenas 24 anos, com poliomielite.
O concerto solidário conta com a atuação do Coro Jubilate Deo, sob a direção musical da maestrina Daniela Rodrigues, que assumiu a direção em 2013, e ainda a participação dos organistas André Ferreira e Ricardo Starkey.
O Coro Jubilate Deo começou o seu percurso, com a direção do padre Miguel Ângelo, e preparação vocal da maestrina e soprano Daniela Rodrigues, em 2011; tem como objetivo partilhar “a preciosidade multissecular que é a música sacra e clássica, contando com pessoas de várias idades e localidades para dar voz” a este propósito, mais tarde, foram adicionados ao repertório “géneros como o tradicional e o espiritual negro”, lê-se no jornal diocesano.
O 27.º jubileu ordinário da Igreja Católica, o Ano Santo 2025, começou com a abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro, pelo Papa, na noite de 24 de dezembro de 2024, e termina a 6 de janeiro de 2026; foi proclamado por Francisco com a bula ‘Spes non confundit’ (‘A Esperança não Engana’).
CB