Ano Santo 2025: Jornada de pintura coletiva em Fátima assinala Jubileu dos Artistas

Fátima, 03 jun 2025 (Ecclesia) – A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e o Santuário de Fátima vão promover a 28 de junho uma jornada de pintura coletiva, no Jubileu dos Artistas.

A iniciativa, entre as 10h00 e as 17h00, aberta a todos/as consagrados/as após inscrição prévia, tem como tema ‘A Arte como estrado de Esperança rumo à Paz’, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A jornada de pintura vai decorrer no espaço de passagem entre a Basílica da Santíssima Trindade e o recinto do Santuário.

LFS

A organização irá dispor para os participantes da Jornada de pintura:

1 – Cinco painéis (dípticos) em tela de pintura (com 100×150 cada, tendo cada díptico as dimensões de 150 (A) x 200 (C)), dispostos em arco para que os participantes possam coletivamente expressar-se.
2 – Cada díptico terá um subtema:
– Transfiguração O divino no humano. O amor gerador de confiança. Dependência e comunhão.
– Novos samaritanos O bom samaritano revisitado e traduzido para o mundo contemporâneo. O serviço das margens. “A Mim o fazeis”.
– Efeito Pilatos A banalização do mal. Compromisso com a paz. “O que depende de nós, depende absolutamente”.
– O fim dos tempos A esperança não engana. A meta é a felicidade.
– Tribulações como lugar de manifestação do divino A Virgem Maria sinal de esperança segura e de consolação.
3 – Tintas acrílicas e pasteis, de várias cores, pincéis e trinchas variadas.
4 – Cada participante terá um fato de proteção. O espaço de pintura estará também protegido no chão com uma lona de 10x10m (100m2) ou 15×10 (150m2) e uma corda em redor do recinto de pintura.
5 – Os participantes poderão ir rodando ao longo do dia entre as 10h00 e as 17h00, e poderão intervir de forma livre em qualquer dos painéis disponíveis. Pedir-se-á aos que se inscreverem que digam em que subtema (painel) gostariam de pintar, embora isso não impeça de pintarem em outros painéis.
6 – Sugere-se que os participantes desenvolvam formas pictóricas, sejam elas mais figurativas ou menos, mas com escala para painéis de grande dimensão.
7 – Pretende-se que estes painéis possam fazer parte de uma exposição temporária no Santuário e posteriormente possam ser distribuídos por vários institutos que mostrem interesse em obtê-los.

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Junho 2025
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
Scroll to Top