
Ano Santo 2025: Diocese do Algarve celebra Jubileu dos Acólitos
Faro, 01 mai 2025 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai celebrar o Jubileu diocesano dos Acólitos, no dia 10 de maio, a partir das 09h30, em Olhão.
O Jubileu dos Acólitos da Diocese do Algarve é uma iniciativa promovida através do Centro Diocesano de Acólitos, que vai começar com o acolhimento, pelas 09h30, no salão paroquial de Olhão, e termina com a celebração da Eucaristia, pelas 18h00, na igreja matriz.
Do programa, após a apresentação dos grupos, os acólitos vão participar em atividades, intituladas ‘Ancorados na Esperança’, a partir das 10h30, e, após o almoço, pelas 14h30.
Os acólitos, grupos e associações, interessados em participar no seu jubileu diocesano devem inscrever-se, até dia 8 de maio, através de um formulário online, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.
O Centro Diocesano de Acólitos convida a levar almoço para partilhar, viola ou outros instrumentos, “quem souber tocar”, alva/túnica/paramentos e recomenda “agasalhos”.
O acólito (termo de origem grega que significa “acompanhar” ou “seguir”) ajuda o clero católico no serviço do altar, podendo também ser solenemente instituído, o que acontece no âmbito da formação para o sacerdócio.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, dedicado ao tema da esperança.
CB