Angra: Serviço da Juventude realiza uma «Assembleia de Jovens», na ilha Terceira

Nova equipa lançou inquérito online para «ir ao encontro das necessidades dos tempos e dos jovens dos Açores»

Angra do Heroísmo, Açores, 30 set 2024 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Juventude de Angra lançou um inquérito online, para “escutar os jovens” que podem responder até 28 de outubro, para ser discutido numa Assembleia de Jovens, entre 1 e 3 de novembro, na ilha Terceira.

“Uma oportunidade de debatermos os resultados do trabalho de auscultação que será realizado, através de questionário – que estará disponível online de 28 de setembro a 28 de outubro – para todos os jovens dos Açores, entre 15 a 30 anos, e que nos ajudarão a definir a estratégia de ação deste Serviço”, disse Gisela Baptista, a nova coordenadora do Serviço Diocesano de Juventude, à Agência ECCLESIA.

O inquérito online, que ficou disponível este sábado, dia 28 de setembro, destina-se a escutar os jovens da Diocese de Angra para “melhor reorganizar e dar uma resposta concreta às necessidades indicadas pelos jovens”.

O Serviço Diocesano de Juventude pede que “sejam respondidas todas as questões”, e, essencialmente, que os jovens sejam sinceros no que pensam e no que procuram na sua Igreja diocesana: “a tua colaboração é essencial para a construção de uma Igreja que se quer una e renovada”.

“Com Jesus no centro, trabalharmos numa estrutura nova de um Serviço à Juventude que continua e vai ao encontro de todos, que essencialmente seja capaz de chegar a todos, e que seja patente linhas de comunicação fluidas com as ouvidorias de toda a diocese, em que todos tenham acesso ao mesmo”, explicou Gisela Baptista.

O inquérito online está disponível durante um mês, até 28 de outubro, e partir dos dados recolhidos e tratados, o Serviço de Juventude de Angra pretende promover a “reflexão sobre a estrutura e funcionamento” deste órgão diocesano.

“Queremos deixar de ver os jovens como meros destinatários de uma comunicação unidirecional e queremos que este SDJ seja, na Igreja, um espaço de diálogo e de encontro. Vamos tentar elaborar um conjunto de opções fundamentais em que todos nos possamos rever e tidas em conta por todos”, lê-se ainda no questionário.

A ‘Assembleia de Jovens’ do Serviço diocesano da Juventude vai realizar-se de 1 a 3 de novembro, na ilha Terceira, no contexto do início do ano pastoral 2024/2025 na Diocese de Angra; esperam representantes – um jovem, um animador e assistentes – de todas as ouvidorias (conjuntos de paróquias), de Santa Maria ao Corvo, dos movimentos e dos grupos.

Esta Assembleia Diocesana de Jovens começa com uma Missa, no dia 1 de novembro, às 19h00, na igreja de Santa Luzia.

Gisela Baptista realçou que querem ir “ao encontro das necessidades existentes das paróquias, das ouvidorias, das ilhas”.

Para além dos meios online, os professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) também vão divulgar este inquérito nas escolas, e nas paróquias um panfleto, que tem perguntas maioritariamente fechadas, de resposta rápida, e algumas mais abertas no sentido de indicar-se o caminho a seguir, informa o portal na internet ‘Igreja Açores’.

Gisela Baptista, nova coordenadora do Serviço Diocesano de Juventude de Angra – que integra a pastoral juvenil, a pastoral vocacional e a pastoral universitária-, nomeada no dia 25 de julho, resumiu nas palavras “unidade e presença” os grandes desafios para o ano pastoral 2024/2025, que serão também “as linhas orientadoras para esta Igreja” que querem diocesana.

No contexto do Ano Santo 2025, dedicado ao tema da esperança, adiantou que querem seja uma oportunidade de “reflexão interior, de perdão, de abertura, de reconhecimento da relação de cada um com Jesus, levando certamente à Alegria e esperança de viver e ser-se/sentir-se filho de um Deus que é amor”.

“A esperança que é necessária é mostrar e fazer sentir que eles merecem, que são amados da forma como são, que estamos todos juntos para os apoiar e dar as mãos, que os ouvimos e acima de tudo que os escutamos. A Esperança é aquela que faça sentir nos seus corações que a linguagem da serenidade e do respeito seja uníssona”, desenvolveu a coordenadora do Serviço Diocesano de Juventude de Angra.

CB

Notícia atualizada às 09h35, do dia 01 de outubro, com informação da Missa de abertura

Angra: Serviço da Juventude quer «ir ao encontro das necessidades dos tempos e dos jovens dos Açores»

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR