
Angra: Projeto «DIO 500» promove conferência sobre «comunidades paroquiais e os seus arquivos»
Angra do Heroísmo, Açores, 29 abr 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que o Projeto DIO 500 realiza hoje uma conferência sobre as comunidades paroquiais e os seus arquivos, em ambiente digital, a partir das 14h00 locais, mais uma hora em Portugal continental.
‘As comunidades paroquiais e os seus arquivos: um longo percurso de preservação e organização’, é o tema desta iniciativa integrada no projeto ‘Dio 500’, que está a desenvolver a história religiosa dos Açores, informa a Diocese de Angra, através do seu portal online ‘Igreja Açores’.
O medievalista Luís Carlos do Amaral, da Faculdade de Letras e do CITCEM da Universidade do Porto, e do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade católica Portuguesa, é o orador convidado.
Esta iniciativa do Projeto DIO 500, sobre ‘As comunidades paroquiais e os seus arquivos: um longo percurso de preservação e organização’, começa às 14h00 nos Açores, mais um hora em Portugal continental e Madeira, e decorre numa plataforma online.
A Diocese de Angra, com o Projecto DIO 500, pretende elaborar a história religiosa das nove ilhas, profundamente marcadas pelo povoamento franciscano, desde a fundação da diocese em 1534 e o final do episcopado do 38º bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, em 2016.
Esta iniciativa está a ser realizada numa parceria com a Universidade dos Açores e a Universidade Católica Portuguesa (UCP), o protocolo de cooperação das três entidades foi assinado no dia 13 de março de 2023.
O Projecto DIO 500 vai terminar com a criação de uma plataforma digital bilingue dedicada à história da Diocese de Angra, onde se “vá dando conta do que se faz” e “disponibilizando textos e documentos que podem contribuir para o aumento do conhecimento sobre esta Igreja”, e à edição da obra ‘História Religiosa dos Açores’, em 2034.
CB