
Angra: Projeto DIO 500 lança livro com documentos históricos sobre a Paróquia das Capelas
Ponta Delgada, Açores, 14 ago 2025 (Ecclesia) – O Projeto DIO 500, da Diocese de Angra (Açores), vai lançar o livro “Paróquia das Capelas – documentos para a sua história”, no dia 31 de agosto, pelas 20h, na Igreja Matriz das Capelas, na Ilha de São Miguel.
“A presente edição, de cariz inaugural, cumpre dois objetivos: registar e divulgar alguns documentos necessários para a história da comunidade cristã católica das Capelas; e estudar a presença cristã nestas ilhas dos Acores desde o povoamento ao início do século XXI”, lê-se na nota introdutória do livro, informa o portal Igreja Açores.
A professora universitária jubilada Maria Leonor Pavão vai apresentar a obra num evento com entrada livre.
A publicação, com a coordenação do padre Hélio Soares, pároco das Capelas, inicia o processo editorial de publicação de “Fontes” contributivas para o “Projeto DIO 500: História Religiosa dos Açores”.
A iniciativa da Diocese de Angra envolve investigação histórica e patrimonial que conta a história religiosa dos Açores desde a fundação da diocese em 1534 até 2016, altura em que cessou funções o 38º bispo de Angra, D. António Sousa Braga, para celebrar os 500 anos da sua criação, que se assinalam em 2034.
Segundo o sítio online Igreja Açores, além das “fontes” este trabalho será também constituído por uma coleção dedicada a “Estudos” e outra com publicações de índole diversa.
O livro integra transcrições com documentação diversa e uma lista de autores de trabalhos interpretativos sobre as fontes ou da sua listagem sistemática que envolve Maria Fernanda Enes, Francisco Cymbron, Ana Gaipo e Duarte Alves.
Entre as fontes transcritas encontram-se tipologias vastas como notícias na imprensa regional, relatos de visitas pastorais, atas de reuniões de grupos paroquiais, entre outros.
“Este tipo de obra, na medida em que assenta na recolha e na disseminação de fontes de arquivo, constitui evidente motivo de apreço”, refere Nuno Estevão ferreira, autor do prefácio e membro da equipa cientifica, liderada por Susana Goulart Costa para a elaboração da História religiosa dos Açores.
O trabalho de publicação de fontes vem na sequência da edição da obra “A Paróquia das Capelas: história, património e vivências”, publicada em 2024 também pela mesma editora Letras Lavadas.
“Inicialmente, pretendíamos incluir a publicação da transcrição do 1º Livro do Tombo da Paróquia, no entanto, perante o volume de texto produzido pelos diferentes autores, percebemos que seria preferível autonomizar a publicação de tão relevante documentos”, explicam o padre Hélio Soares e a coordenadora do Projeto DIO 500, Susana Goulart Costa, na introdução da obra.
“Perante esta opção, decidimos incluir outra documentação mais contemporânea, mas também ela importante, em termos futuros, para a compreensão da vida paroquial e do seu património”, acrescentam.
Entre as iniciativas previstas para o Projeto DIO 500 inclui-se a elaboração de uma plataforma digital dedicada à história da Diocese de Angra.
Seminários, colóquios, conferências, exposições, publicação de estudos e a edição de livros são outras das atividades que se realizam nos próximos anos.
“A colaboração da comunidade cristã no Projeto DIO 500 é, assim, fundamental e só ela permitirá concretizar os desafios que esta tarefa encerra. Um dos desafios é o do período cronológico desta História devido à sua amplitude”, referem os investigadores.
LJ