
Angra: Peregrinação Diocesana de Acólitos realiza-se na Ilha Terceira

Angra do Heroísmo, Açores, 01 jul 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai realizar a IX Peregrinação Diocesana de Acólitos (PDA), que coincide com o jubileu deste setor do Ano Santo, entre 8 e 10 de julho, que termina com uma celebração na Sé (Ilha Terceira).
“Por ser a ‘igreja’ do bispo vamos fazer uma catequese litúrgica sobre a simbologia associada”, disse o diretor da Comissão Diocesana de Acólitos, padre Marco Sérgio Tavares, assinalando que muitos dos acólitos inscritos “não conhecem”, citado pelo portal online ‘Igreja Açores’.
A peregrinação anual dos Acólitos da Diocese de Angra vai realizar-se, pela primeira vez na Ilha Terceira, e já estão inscritos 55 acólitos de São Miguel e Faial, onde este ministério tem sido muito desenvolvido, sobretudo junto dos jovens.
Segundo o padre Marco Sérgio Tavares, alguns grupos já são habituais na PDA “e têm trabalhado muito para garantir a deslocação”, observando que gostavam de ter inscrições de todas as ilhas do Arquipélago dos Açores.
“Trabalhamos nesse sentido, mas nem sempre é fácil. O ano passado em São Jorge tivemos o dobro dos inscritos porque a mobilidade do barco também facilitou”, acrescentou.
O diretor da Comissão Diocesana de Acólitos afirma ainda que “é muito difícil a pastoral dos acólitos na ilha Terceira”, uma explicação é a “herança dos anos 80, altura em que se instituíram pela primeira vez estes ministérios de acólito e leitor”, que “afastou os jovens”.
Segundo o programa da 9.ª Peregrinação Diocesana de Acólitos de Angra, que vai coincidir com o jubileu deste setor do Ano Santo, há dois grupos, como habitualmente, os mais velhos e os mais novos, e as atividades vão realizar-se entre o Seminário Episcopal e a Sé, com vários workshops.
Este encontro diocesano anual, este ano com o tema ‘Peregrinos da Esperança’, termina com uma peregrinação jubilar, entre a igreja da Misericórdia e a Sé, onde vai ser celebrada a Eucaristia, às 18h00, no dia 9 de julho, divulga o sítio online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.
CB