Angra: Ouvidoria da Praia promove encontros sobre identidade cristã na era digital

Angra do Heroísmo, Açores, 25 nov 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que a Ouvidoria da Praia vai realizar Encontros de Formação sobre identidade cristã na era digital, entre quarta-feira e sexta-feira, de 26 a 28 de novembro, no Centro Pastoral das Fontinhas (ilha Terceira).
“Numa sociedade cada vez mais moldada pelas tecnologias, pela presença constante nas redes digitais e pelo impacto crescente da inteligência artificial, estes encontros pretendem oferecer um espaço de pausa e discernimento”, explica uma nota da Ouvidoria da Praia, enviada pelo seu responsável, o padre Moisés Rocha, ao sítio online ‘Igreja Açores’.
Esta nova edição dos Encontros de Formação da Ouvidoria da Praia têm como tema ‘Cristão, que dizes de ti mesmo? Na era digital’, sugerido pelo Projeto Pastoral Diocesano.
“A proposta passa por revisitar a identidade cristã à luz dos desafios atuais, ajudando cada participante a redescobrir o que o inspira, distingue e mobiliza, a partir do Batismo e da missão que dele nasce”, acrescenta a nota.
Estes encontros vão ser “três noites de reflexão profunda, encontro e diálogo aberto”, dias 26, 27 e 28 de novembro, a partir das 20h00 locais (mais uma hora em Portugal continental), no Centro Pastoral das Fontinhas.
Os encontros sobre identidade cristã na era digital, da Ouvidoria da Praia, contam com vários oradores, e começam com a apresentação do Projeto Pastoral pelo diretor do Serviço Diocesano de Coordenação Pastoral, padre Jacob Vasconcelos, seguindo o tema ‘Quem sou eu diante de Deus? A sede de Deus e a identidade batismal’, pelo diretor do Serviço Diocesano da Evangelização, Catequese e Missão, o padre Bruno Rodrigues.
No segundo dia, a 27, o cardeal Américo Aguiar, bispo de Setúbal, vai abordar o tema ‘Quem sou na Igreja: o cristão e o mistério da Igreja. Evangelização e os desafios das novas tecnologias’, e no dia 28, o vigário episcopal para o Clero da Diocese de Angra, o padre José Júlio Rocha, encerra com a reflexão ‘Quem sou emu no mundo? O cristão como testemunha e enviado’.
Estes encontros de formação abertos a toda a comunidade, como “oportunidade única” para refletir sobre a vivência cristã no “ritmo acelerado da era digital — um cenário que desafia, interpela e convida a uma renovada consciência de fé”, conclui a nota da Ouvidoria da Praia, citada pelo portal online ‘Igreja Açores’.
CB

