Angra: Nove mulheres vão dar testemunho na Novena de Nossa Senhora da Conceição
«As convidadas não vão fazer uma homilia, embora possam refletir sobre o evangelho do dia» – Cónego Adriano Borges

Angra do Heroísmo, Açores, 28 mai 2025 (Ecclesia) – A Novena de Nossa Senhora da Conceição da igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada, na Diocese de Angra, vai ter o testemunho de nove mulheres, no momento destinado à homilia, de 29 de novembro a 7 de dezembro.
“Queremos que cada testemunho reflita como a fé acompanha a vida diária, seja no trabalho, na maternidade ou no serviço à comunidade”, explica o pároco da igreja matriz em Ponta Delgada, cónego Adriano Borges, na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Angra.
A Paróquia da igreja Matriz em Ponta Delgada (São Sebastião) convidou nove mulheres, de diferentes idades e profissões, para partilham reflexões sobre a fé e a vida quotidiana, num testemunho vocacional a seguir à proclamação do Evangelho, em vez da homília, durante a Eucaristia, na Novena de Nossa Senhora da Conceição.
“As convidadas não vão fazer uma homilia, embora possam refletir sobre o evangelho do dia, mas o que se pretende é que dêem testemunho da sua fé e como ela molda as suas vidas nos vários papéis que desempenham na família e na sociedade”, desenvolve o cónego Adriano Borges, citado pelo portal online ‘Igreja Açores’.
As mulheres oferecem uma diversidade de experiências e trajetórias são mães, religiosas, profissionais de saúde, professoras, psicólogas e catequistas: Piedade Lalanda, Graça Amaral, Maria Terra, Ana Maria Resendes, Rosa Caldeira, Inês Ramos, Rosa Leite, Helena Lourenço e irmã Domingas Lisboa.
A novena da Solenidade da Imaculada Conceição, em Ponta Delgada, vai começar este sábado, realiza-se de 29 de novembro a 7 de dezembro, com o tema ‘Bendita sois vós entre as mulheres’, e as mulheres convidadas vão dar testemunho inspiradas no tema do Ano Pastoral ‘Cristão que dizes de ti mesmo’.
Segundo a organização, o tema da novena na igreja matriz de Ponta Delgada pretende destacar “a força e a espiritualidade feminina”, proporcionando aos participantes uma experiência de reflexão e preparação para a Solenidade da Imaculada Conceição.
Antes de cada Eucaristia vai ser recitado o terço, e as celebrações acontecem em horários variados: aos sábados e na segunda-feira, dia 1 de dezembro, às 12h30; aos domingos, às 17h00; e nos restantes dias, às 18h30.
A Diocese de Angra informa que no Arquipélago dos Açores, “como em toda a Igreja”, a Solenidade da Imaculada Conceição é celebrada “em todas as paróquias”, com destaque para cinco – Horta, Ribeira Grande, Mosteiros e Lomba da Fazenda, em São Miguel; Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo, na paróquia que é ao mesmo tempo Santuário diocesano – que tem como invocação Nossa Senhora da Conceição.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, prepara-se para viver a grande festa em honra da Imaculada Conceição, este ano iluminada pelo tema ‘Cristo, nossa esperança’, a partir das alegrias de Nossa Senhora, entre 29 de novembro e 8 de dezembro.
“[A Conceção Imaculada de Maria] é um sinal da bênção de Deus sobre a vida, sempre presente na História da Salvação e que continua a renovar-se nos nossos dias”, explicou o reitor do santuário, cónego Ricardo Henriques.
Do programa destaca-se a Bênção das Grávidas, durante a Eucaristia do segundo dia da novena, no dia 30 de novembro, a conferência ‘Maria, a primeira influencer do Céu’, com a enfermeira Mariana Cabral, paroquiana da comunidade, no dia 5 de dezembro, as vigílias das Equipas de Nossa Senhora (dia 6), e restantes movimentos paroquiais (dia 7); no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, são seis Eucaristias, o bispo de Angra, presidida por D. Armando Esteves Domingues , transmitida na RTP1, às 09h30 locais (mais uma hora em Lisboa).
A pregação do novenário no Santuário de Nossa Senhora da Conceição é da responsabilidade dos padres António Santos, Luís Silva e Pedro Lima, informa o portal online ‘Igreja Açores’.
CB
Imaculada Conceição: Igreja celebra solenidade ligada à história de Portugal


