Angra: Nova conferência dos 500 anos do Convento de São Francisco centra-se na «Música, identidade e Igreja»
Angra do Heroísmo, Açores, 22 jan 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que no âmbito das comemorações dos 500 anos do Convento de São Francisco realiza-se a conferência ‘Música, identidade e Igreja’, esta quinta-feira, dia 23, na igreja de São José, em Ponta Delgada.
Os oradores são o professor catedrático Manuel Pedro Ferreira, da Universidade Nova de Lisboa, e Isabel Albergaria Sousa, musicóloga e investigadora do CESEM, informa o portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
Manuel Pedro Ferreira e Isabel Albergaria Sousa vão apresentar, respetivamente, os temas ‘Os Franciscanos e a música: de S. Francisco ao século XVI’ e ‘O órgão histórico de Joaquim António Peres Fontanes nos 500 anos do Convento de São Francisco em Ponta Delgada: alfaia ou adereço?’.
A quinta conferência dos 500 anos do Convento de São Francisco vai ser moderada pela professora Maria Leonor Pavão, e começa com um momento musical pelo Coral de São José com a organista Isabel Albergaria Sousa.
A conferência ‘Música, identidade e Igreja’, na igreja de São José, em Ponta Delgada, é aberta ao público e vai começar pelas 20h30 locais (mais uma hora em Portugal continental), desta quinta-feira, dia 23 de janeiro.
As comemorações dos 500 anos da fundação do convento de São Francisco estão alinhadas com o itinerário sinodal diocesano do próximo biénio, inserem-se na dinâmica para o Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco para 2025, e assume-se como “uma primeira etapa” das comemorações dos 500 anos desta diocese, que se completam em 2034.
A igreja de São José foi construída num terreno onde, no século XVI, a família Fernão de Quental e Margarida de Matos mandou construir uma ermida com invocação a Nossa Senhora da Conceição, quando já estariam em Ponta Delgada os Frades Menores (Franciscanos) da ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis.
As comemorações têm o Alto Patrocínio do Presidente da República e o Alto Patrocínio do Presidente do Governo Regional dos Açores, sendo a Comissão de Honra presidida pelo Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, acrescenta o portal online ‘Igreja Açores’.
CB