Angra: Jornal «A Crença» celebra 110 anos, «continuidade deve-se também à resistência do tempo»
«Estes 110 anos apontam-nos, para além da história, para um futuro», afirma o atual diretor, o padre José Borges
Angra do Heroísmo, Açores, 13 dez 2025 (Ecclesia) – O jornal ‘A Crença’, da Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Vila Franca do Campo, na Diocese de Angra, dinamiza um programa celebrativo pelos 110 anos de existência, este sábado, dia 13 de dezembro, a partir das 19h00 locais.
“O jornal nasce da Igreja, pelos seus diretores e fundadores, mas a sua continuidade deve-se também à resistência do tempo, ao fundamento sólido e ao sacrifício de muitos voluntários que ajudaram a manter esta luz contínua de informação. Isto é verdadeiramente notável, e é isso que estamos a comemorar”, disse o diretor do jornal ‘A Crença’, citado pelo portal online ‘Igreja Açores’ da Diocese de Angra.
Para o padre José Borges, a longevidade deste jornal da Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Vila Franca do Campo é, por si, um testemunho histórico, e celebrar estes 110 anos apontam “para além da história, para um futuro”.
“Com este passado sólido, o futuro de ‘A Crença’ passa por honrar a sua história e, ao mesmo tempo, abraçar com coragem e discernimento as novas traduções da comunicação. Assim podemos olhar para o futuro com esperança”, acrescentou.
O jornal ‘A Crença’ mantém o formato impresso, tem uma página na rede social Facebook, e “um site permitiria trabalhar notícias que vão chegando e divulgar acontecimentos em tempo real”, o padre José Borges explicou que não querem “deixar cair esse sonho”, mas “o que realmente falta são trabalhadores”.
“Esta comunicação impressa poderia ir mais longe, como uma bússola moral — não no sentido moralista, mas defendendo direitos, justiça social, a doutrina social da Igreja e os princípios éticos. Precisamos de meios e de alguém que trabalhe nesta área para podermos dar este passo; precisamos de um jornalista — é essa a palavra — alguém que se dedique a este trabalho”, desenvolveu o diretor do jornal vila-franquense.
O jornal ‘A Crença’ celebra o seu 110.º aniversário no dia 19 de dezembro, mas promove este sábado, dia 13, um programa comemorativo, a partir das 19h00 locais (mais uma hora em Lisboa), na igreja paroquial de São Pedro, em Vila Franca do Campo: começa com Missa em honra de Santa Luzia, e um concerto instrumental (20h00), com a participação de elementos do Conservatório Regional de Ponta Delgada.
Este programa celebrativo, de entrada livre, continua com uma tertúlia, às 20h20, com o jornalista Osvaldo Cabral, o professor José Teixeira Dias, a doutoranda em jornalismo Maria Leonor Bicudo e Clife Botelho, diretor do Diário da Lagoa e colaborador d’A Crença, moderado pelo padre José Borges; e termina com um convívio.
O jornal ‘A Crença’ é “um periódico mensal de inspiração católica”, que foi fundado pelos padres Manuel Ernesto Ferreira e João de Melo Bulhões, a 19 de dezembro de 1915, em Vila Franca do Campo.
“Esta presença, que resistiu ao tempo, conta a história de Vila Franca; uma parte da sua história dos últimos 110 anos. Por isso, esta edição e esta comunicação têm o sabor da alegria, da memória e da esperança. O jornal nasceu naquele contexto que foi um feito extraordinário”, realçou o padre José Borges, citado pelo sítio online ‘Igreja Açores’.
O jornal mensal ‘A Crença’, um dos dois títulos da Igreja Católica nos Açores, e ganhou 270 novas assinaturas, este ano, e vai começar a chegar às escolas e às IPSS da região, após o apoio do Governo Regional dos Açores no âmbito do Sistema de Incentivo aos Media (SIM).
CB

