
Angra: Escola Bíblica recomeça centrada no Livro dos Atos dos Apóstolos
Angra do Heroísmo, Açores, 13 out 2025 (Ecclesia) – A Escola Bíblica de Angra, uma iniciativa do Serviço Diocesano da Palavra e Apostolado Bíblico, vai centrar-se no Livro dos Atos dos Apóstolos no Ano Pastoral 2025/2026, que vai iniciar esta terça-feira, dia 14 de outubro.
“Este livro é um testemunho do nascimento da Igreja: Jesus sobe ao céu e os protagonistas são agora os discípulos, discernindo a vontade de Deus, aplicando os ensinamentos do Mestre a uma nova realidade. Mas serão eles os verdadeiros agentes da evangelização, ou será o próprio Espírito Santo?”, explica o diretor do Serviço Diocesano da Palavra e Apostolado Bíblico, em nota publicada online.
A Escola Bíblica de Angra vai centrar a sua reflexão no Livro dos Atos dos Apóstolos, e fazer “a leitura e explicação de textos selecionados”, o programa “é a reflexão sobre o batismo, o essencial da fé ‘Cristão, que dizes de ti mesmo?’”, em consonância com este primeiro ano de uma década que “levarão à celebração dos 500 anos da diocese”, em 2034.
“A nossa reflexão deve levar-nos a descobrir, como pela primeira vez, qual é a experiência essencial da fé, qual foi a vivência comum dos primeiros cristãos, que ilumina as nossas mentes e aspirações como seguidores de Jesus Cristo. É nos Atos dos Apóstolos que encontramos a fonte da nossa fé na própria Igreja e a descoberta da nossa missão cristã”, desenvolve o diretor do Serviço da Palavra e Apostolado Bíblico da Diocese de Angra, o padre Teodoro Medeiros.
A atividade da Escola Bíblica de Angra, que começou em 2024, vai recomeçar esta terça-feira, dia 14 de outubro, e estão previstos oito encontros ao longo deste novo Ano Pastoral, até junho de 2026, às 20h00 locais (mais uma hora em Lisboa), no Centro Pastoral João Batista Machado; e também pode ser frequentada online, através da plataforma Zoom.
A Diocese de Angra começou o ano pastoral 2025/2026, o primeiro ano de um triénio centrado no ‘anúncio’, no dia 5 de outubro, e neste ano os fiéis são convidados a refletir sobre a dimensão batismal da vida cristã, a partir da pergunta ‘cristão, que dizes de ti mesmo?’.
O ‘Serviço da Palavra e Apostolado Bíblico’ de Angra foi criado pelo bispo diocesano para uma ajuda “na descoberta e interpretação teológica, humana e espiritual dos textos bíblicos”, no Ano Pastoral 2024/20255.
“Esta estrutura aponta ao crescimento na compreensão e vivência da fé de todos os fiéis, uma vez que não só na Liturgia, mas também na Catequese, oração pessoal e comunitária, a componente da Sagrada Escritura é fundamental”, lê-se no decreto de D. Armando Esteves Domingues, de 14 de setembro de 2024, Festa da Exaltação da Santa Cruz.
CB
Angra: Diocese começa ano pastoral, de um triénio centrado no anúncio, na Ilha de Santa Maria
Bíblia/Portugal: Comissão publicou texto revisto dos «Atos dos Apóstolos»