Angra: Diocese dinamiza «leitura orientada do Livro do Génesis», em 2025
Angra do Heroísmo, Açores, 19 nov 2024 (Ecclesia) – O Serviço de Coordenação da Formação da Diocese de Angra vai realizar uma formação em Bíblia e Espiritualidade, que é uma ‘leitura orientada do livro do Génesis’, presencial e online a partir de 13 de janeiro de 2025.
“O leitor litúrgico e todo o cristão alimenta-se da Palavra de Deus, no seu contacto diário, pessoal e comunitário. Contudo, porque há linguagens e personagens, contextos históricos e humanos presentes na Bíblia muito diferentes da nossa realidade, parece que esta tarefa individual de ler e rezar a Escritura se torna difícil e quase impossível”, lê-se na sinopse deste curso, citada pelo portal online ‘Igreja Açores’.
O Serviço de Coordenação da Formação da Diocese de Angra acrescenta que é neste contexto que nasce esta ‘Leitura Orientada do livro do Génesis’, “iniciando um ciclo de proximidade e de estudo do Pentateuco, neste ano em que a Esperança convida a abrir as suas fontes: a Palavra de Deus presente nas Escrituras”.
A nova formação tem cinco objetivos, para além de uma leitura “simples e orientada” do livro do Génesis e conhecer as principais personagens, histórias “e todo o simbolismo criacional”, os formandos vão fazer uma “leitura cristã das narrações bíblicas”, ser preparados para “formações bíblicas e cursos exegéticos” e aprofundar a oração da lectio divina.
O texto base para esta ‘leitura orientada do livro do Génesis’ é a Bíblia Sagrada da Difusora Bíblica, dos Capuchinhos, os formadores são o padre António Machado Santos e Glória Reis.
Segundo o programa do curso, são oito sessões, de 13 de janeiro a 2 de junho, às segundas-feiras, entre as 20h00 e as 22h00 locais (mais uma hora em Portugal continental e Madeira), em regime online e presencial, no Centro Pastoral Beato João Baptista Machado, em Angra do Heroísmo.
As inscrições para esta formação em Bíblia e Espiritualidade estão a decorrer, até dia 10 de janeiro de 2025, a organização pede um donativo de 10€, e informa que a inscrição é gratuita para adolescentes e jovens até aos 30 anos.
CB