Angra: Diocese convida jovens a peregrinar e a conhecerem exemplos de santidade, no Dia Mundial da Juventude
Angra do Heroísmo, Açores, 12 nov 2025 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano à Juventude de Angra convida os jovens a peregrinarem até à Igreja Jubilar da respetiva ilha na 40.ª Jornada Mundial da Juventude, e preparou um guião para esta celebração, no dia 23 de novembro.
“Todos os jovens são chamados para participarem naquele que é o seu Jubileu: Passar uma tarde diferente, vivendo momentos de partilha, fraternidade, de amizade. Sejamos jovens que arriscam, não sejamos apenas turistas”, convida a pastoral da juventude da Diocese de Angra, numa publicação online.
O Serviço Diocesano à Juventude preparou um guião para a celebração da 40.ª Jornada Mundial da Juventude, que é celebrada este ano a nível diocesano, na Solenidade de Cristo-Rei (23 de novembro), e que deve ser adaptado a cada realidade; na Diocese de Angra vão “aproveitar” o Dia Mundial da Juventude 2025 para celebrar também o Jubileu dos Jovens, do Ano Santo 2025, dedicado ao tema da esperança.
A proposta diocesana para “todas as ilhas” do Arquipélago dos Açores, que parte do programa adotado pelos Serviços da Juventude da Ilha de São Miguel, convida a peregrinar à Igreja Jubilar, apresenta a vida de três santos – São Camilo de Lellis, São Peter To Rot e Santa Gianna Beretta Molla -, e desafia alguém a vestir-se como esse santo e a falar da sua vida “em primeira pessoa”.
O Serviço Diocesano à Juventude de Angra propõe que as atividades comecem com a concentração dos jovens das diversas ouvidorias (conjunto de paróquias), seguindo-se a formação de três grupos, um por cada santo, com testemunhos (jovens em risco, prisões, doentes).
O programa continua com a concentração dos grupos, para uma “breve explicação acerca do Jubileu e da Porta Santa”, iniciam a peregrinação até à Igreja Jubilar e, antes da Missa, vão partilhar a reflexão dos “pequenos grupos”, têm também ‘Serviço da escuta’, com direção espiritual e/ou reconciliação, e terminam em convívio.
Sobre os três santos escolhidos para esta celebração diocesana da 40.ª Jornada Mundial da Juventude explicam que São Camilo de Lellis (fundador dos Camilianos/Ordem dos Ministros dos Enfermos) é o patrono dos enfermos e protetor dos hospitais, e escolheram o tema ‘Peregrinos da Esperança, mesmo quando os vícios nos aprisionam’; São Peter To Rot, catequista leigo, nascido em 1912 em Rakunai (Papua Nova Guiné) e morto em julho de 1945, às mãos das forças japonesas, convida a serem ‘Peregrinos da Esperança, mesmo na privação da liberdade’; e com Santa Gianna Beretta Molla (1922-1962), “conhecida como a santa das mães e dos médicos”, são ‘Peregrinos da Esperança, mesmo na dor, na perda e na doença’.
Na ilha de São Miguel, os jovens vão viver este Dia Mundial da Juventude 2025 no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, com a concentração dos jovens das diversas Ouvidorias (conjunto de paróquias), às 14h30 locais, junto à Roda do Santuário da Esperança; enquanto na ilha Terceira destaca-se também a ordenação diaconal do seminarista Fábio Silveira, informa o portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
«Vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo» (Jo 15,27), é o tema da 40.ª Jornada Mundial da Juventude, que é celebrada este ano a nível diocesano, na solenidade de Cristo-Rei (23 de novembro); o Papa Leão XIV, na sua primeira mensagem para uma Jornada Mundial da Juventude, apelou ao compromisso dos jovens, do voluntariado à “caridade política”, para construir “novas condições de vida para todos”.
A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma; cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional, numa grande cidade; até hoje houve 15 edições internacionais em quatro continentes, incluindo a de Lisboa, em 2023, e Seul, na Coreia do Sul, é a próxima diocese de acolhimento, em 2027.
CB
Vaticano: «Não sigais aqueles que usam as palavras da fé para dividir!», pede o Papa aos jovens

