Angra: Diocese celebra ordenação diaconal de Fábio Silveira

Angra do Heroísmo, Açores, 19 nov 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai celebrar a ordenação diaconal de Fábio Silveira, uma cerimónia que vai ser presidida pelo bispo diocesano, este domingo, dia 23 de novembro, às 16h00 locais (mais uma hora em Lisboa), na Sé.
O bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, vai presidir à celebração da ordenação diaconal, que “contará com a participação da comunidade diocesana”, que é convidada a associar-se a este “momento significativo da vida” da Igreja Católica nos Açores.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese de Angra destaca que Fábio Silveira é o “último seminarista” que completou a sua “formação exclusivamente nos Açores”, a sua ordenação de diácono conta com a participação dos outros estudantes que estão no Porto.
O Seminário Episcopal de Angra celebrou 163 anos de fundação, no dia 9 de novembro, foi criado em 1862, atualmente tem quatro seminaristas, mas não residem nesta instituição; desde o ano letivo 2024/2025 os seminaristas açorianos estão a viver e a estudar na Diocese do Porto, respetivamente no Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição e na faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
As comemorações dos 163 anos do Seminário Episcopal de Angra vão ser integradas na vigília de oração da ordenação diaconal de Fábio Silveira, que é ordenado este domingo, 23 de novembro, às 16h00, na Sé.
A Igreja Católica comemora a 40.ª Jornada Mundial da Juventude, na Solenidade de Cristo-Rei, que este ano é celebrada a nível diocesano, também este domingo (23 de novembro), na proposta do Serviço Diocesano à Juventude de Angra, na ilha Terceira, destaca-se esta ordenação diaconal.
O novo diácono da Diocese de Angra, Fábio Silveira, tem 36 anos de idade, é natural da Ilha do Pico, e residente na Terceira há 15 anos; o percurso vocacional começou aos 28 anos, depois de uma vida ligada à cultura e à música, onde sentia-se “sempre realizado, mas faltava qualquer coisa”.
Fábio Silveira trabalhou em paróquias das ouvidorias de Angra e Praia, em serviços diocesanos e, mais recentemente, está inserido na Ouvidoria da Povoação, em São Miguel, onde continuará após a ordenação diaconal.
“A pastoral hoje exige proximidade, discernimento e capacidade de integração nas comunidades; as comunidades têm tanto de belo para nos dar. O que é difícil, entregamos nas mãos de Deus”, disse o futuro diácono, em entrevista ao portal online diocesano ‘Igreja Açores’.
A Diocese de Angra informa que a celebração da ordenação diaconal Fábio Silveira vai ser transmitida online em direto na página do Facebook da Vitec.
CB

