Angra: Convento da Esperança acolhe encontros de «Lectio Divina» na Quaresma

Angra do Heroísmo, Açores, 16 jan 2026 (Ecclesia) – O Convento da Esperança, no Santuário do Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada, vai acolher encontros de Lectio Divina, na capela, nas cinco quintas-feiras do tempo da Quaresma, de 19 de fevereiro a 19 de março.
“A iniciativa, aberta a toda a comunidade, propõe um caminho de leitura orante, escuta e meditação da Palavra de Deus, tendo em análise os Evangelhos proclamados nos cinco domingos quaresmais”, informa o portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
O ciclo dedicado à ‘Lectio Divina’ durante o tempo litúrgico da Quaresma é uma iniciativa das irmãs contemplativas do Bom Pastor, que formaram uma Comissão Bíblica no Convento da Esperança, os participantes vão meditar os Evangelhos de São Mateus (Mt) e São João: nos dias 19 de fevereiro (Mt 4, 1-11), 26 de fevereiro (Mt 17, 1-9), 5 de março (Jo 4, 5-42), 12 de março (Jo 9, 1-41), e 19 de março (Jo 11, 1-45).
A ‘Lectio Divina’ vai ser dinamizada por um grupo de oração composto por duas professoras, um técnico da EDA, um jovem, e uma religiosa, que vão “ajudar todos os participantes a ler a Sagrada Escritura, escutar a Palavra, meditá-la e integrá-la na própria vida”; em cada sessão é sorteada uma Bíblia.
Segundo o programa, as sessões realizam-se entre as 19h30 e as 20h30 locais (mais uma hora em Portugal continental), na capela do Convento da Esperança que é preferencialmente utilizada pelas Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor; a entrada realiza-se pela porta lateral do convento (Avenida Roberto Ivens), das 19h00 às 19h20, quando encerram as portas para “garantir um ambiente de recolhimento e silêncio”.
Para além destes cinco encontros de Leitura Orante da Bíblia no do tempo litúrgico da Quaresma, o grupo prevê propor uma Via-Sacra, ou outra forma de oração comunitária, para o dia 26 de março, e a vivência do Domingo de Ramos, três dias depois, no dia 29, adianta ainda o sítio online ‘Igreja Açores’.
A Igreja Católica vai celebrar o tempo litúrgico da Quaresma, que começa com a celebração de Cinzas, este ano no dia 18 de fevereiro; um período de 40 dias (a contagem exclui os domingos) marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (em 2026, no dia 5 de abril).
CB

