
Angra: 75 «Peregrinos da Esperança» participam na Romaria Escolar

Angra do Heroísmo, Açores, 03 abr 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que 75 pessoas vão participar na XXI Romaria Escolar, que este ano tem como tema ‘Peregrinos da Esperança’, este sábado, dia 5 de abril.
Os 75 romeiros – alunos, professores, encarregados de educação, pais e auxiliares – começam a peregrinar de madrugada, e partem da Escola Secundária das Laranjeiras, em Ponta Delgada, e têm como destino o Santuário do Senhor Santo Cristo, a Igreja Jubilar de São Miguel.
A XXI Romaria Escolar dos Açores, tem como tema ‘Peregrinos da Esperança’, no contexto do Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da Igreja Católica.
O portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, informa que Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Arrifes, Relva, Santa Clara e São José, são algumas zonas pastorais que são visitadas pelos romeiros da Romaria Escolar.
A Romaria Escolar deste ano, atividade que mobiliza a comunidade educativa, está centrada na esperança, e termina com a celebração da Eucaristia.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o seu 27.º jubileu ordinário, que começou com a abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro, pelo Papa, na noite de 24 de dezembro de 2024, e termina a 6 de janeiro de 2026; Francisco proclamou este jubileu com a bula ‘Spes non confundit’ (‘A Esperança não Engana’).
A Diocese de Angra informou que 55 Ranchos estão a percorrer as estradas nas Romarias Quaresmais de São Miguel, em penitência, em oração e são reconhecidos pelo bordão, o lenço, a sacola, o xaile, e o terço.
As tradicionais romarias da Quaresma tiveram origem na sequência de terramotos e erupções vulcânicas ocorridas no século XVI na ilha de São Miguel.
CB