Angola: Conferência Episcopal realiza Congresso Nacional da Reconciliação

Pelos 50 anos de independência do país lusófono

Luanda, 23 out 2025 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST) vai realizar um Congresso Nacional da Reconciliação, pelos 50 anos da independência de Angola, nos dias 6 e 7 de novembro, em Lunda.

“A Independência foi uma conquista, mas a paz e a reconciliação continuam a ser um projeto em construção por consolidar. É nossa convicção que a paz não se resume à ausência de guerra, é fruto da justiça, da verdade e da amizade social”, explica o presidente da CEAST, numa nota divulgada pela sua Comissão Episcopal de Justiça e Paz e Integridade da Criação.

“É por isso que o nosso País precisa de uma reconciliação verdadeira, que cure as feridas do passado e nos permita construir um futuro em conjunto de convívio harmonioso, de desenvolvimento sustentável e de justiça social”, acrescentou D. José Imbamba, arcebispo de Saurimo.

O Congresso Nacional da Reconciliação tem como lema ‘Eis que faço Novas todas as Coisas’ (Ap. 21,5), e vai realizar-se na capital angolana, em Luanda, nos dias 6 e 7 de novembro deste ano.

A Igreja Católica convidou “a Nação inteira, homens e mulheres de boa vontade”, a irem todos “à presença do Senhor com alegrias e tristezas, com forças e fragilidades”.

O presidente da CEAST explica que o Congresso Nacional da Reconciliação angolana constitui um “marco relevante” no caminho de escuta, diálogo e compromisso com a reconciliação nacional, “congregando lideranças religiosas, políticas, sociais, académicas e comunitárias”, com o objetivo de fortalecer a cultura da paz, da justiça e da coesão em Angola.

D. José Imbamba explicou à Agência ECCLESIA, sobre este congresso nacional, que querem “convocar todos os agentes da sociedade”, e encontrarem-se num espaço único para fazer “este exame de consciência” que vai levar também a identificar “as falhas, as irresponsabilidades, as omissões, para um propósito de emenda”.

Os bispos da CEAST entregaram ao presidente da República de Angola um convite para participar no Congresso Nacional da Reconciliação, no dia 1 de outubro; João Lourenço comunicou “a sua indisponibilidade, por razões de calendário ligadas a compromissos de Estado”, esta quarta-feira, dia 22 de outubro, e, anunciou que “far-se-á representar por um membro do Executivo”, na página da Presidência da República de Angola, na rede social Facebook.

Os 50 anos da independência de Angola são comemorados no dia 11 de novembro.

CB

Angola: «Euforia» da celebração dos 50 anos de independência vivida em contexto de «miséria, assimetrias e falta de reconciliação efetiva» – D. José Imbamba

Angola: «Os políticos ainda são um grande problema» – Presidente da Conferência Episcopal

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Scroll to Top