 
            Algarve: Patriarca de Lisboa apresenta exortação apostólica «Dilexi Te»
D. Rui Valério vai estar em Vila Real de Santo António

Faro, 31 out 2025 (Ecclesia) – A Paróquia de Vila Real de Santo António convidou o patriarca de Lisboa para apresentar a primeira exortação apostólica do Papa Leão XIV, intitulada ‘Dilexi Te’, no dia 14 de novembro, informa a Diocese do Algarve.
O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai apresentar a exortação apostólica ‘Dilexi Te’ (Eu amei-te, em português), sobre o cuidado da Igreja pelos pobres e com os pobres, no dia 14 de novembro, a partir das 21h15, na Biblioteca Municipal de Vila Real de Santo António, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
Leão XIV assinou a sua primeira Exortação Apostólica no dia 4 de outubro, quando a Igreja Católica celebra a festa de São Francisco de Assis, na Biblioteca privada do Palácio Apostólico, no Vaticano.
“Não devemos baixar a guarda diante da pobreza”, afirma o Papa que reforça críticas à “economia que mata” e rejeita fé nas “forças invisíveis do mercado”, apela ao acolhimento de migrantes e refugiados, e destaca a “nova consciência da dignidade daqueles que estão à margem”.
O título ‘Dilexi Te’ (Eu amei-te, em português) é retirado de uma passagem do último livro da Bíblia, o Apocalipse (Ap 3, 9); o Papa Francisco estava a preparar esta exortação apostólica, antes da sua morte (21 de abril), um projeto agora assumido e publicado por Leão XIV.
“Em continuidade com a Encíclica Dilexit nos, o Papa Francisco, nos últimos meses da sua vida, estava a preparar uma exortação apostólica sobre o cuidado da Igreja pelos pobres e com os pobres, intitulada Dilexi te, imaginando Cristo a dirigir-se a cada um deles dizendo: Tens pouca força, pouco poder, mas «Eu te amei»”, explica o Papa, eleito a 8 de maio deste ano, pouco mais de duas semanas após a morte de Francisco (21 de abril).
A ‘Dilexi Te’ está dividida em 121 pontos, com quase 60 citações de Francisco, entre as 129 notas do texto.
O Papa assinou exortação apostólica ‘Dilexi Te‘ na presença do Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, D. Edgar Peña Parra, às 07h30 de Lisboa, o documento foi apresentado posteriormente, no dia 9 de outubro, na sala de imprensa da Santa Sé.
A Paróquia algarvia de Vila Real de Santo António apresenta este documento nas vésperas do Dia Mundial dos Pobres 2025, que a Igreja Católica celebra no dia 16 de novembro (domingo); o Papa Leão XIV escreveu a sua primeira para mensagem para este dia, a nona edição, com o tema ‘Tu és a minha esperança’ (cf. Sl 71,5), do livro bíblico dos Salmos.
Uma exortação apostólica é um documento formal do Papa dirigido principalmente aos católicos, sem se limitar a eles, cujo objetivo principal é orientar os destinatários sobre um tema específico – neste caso, “o amor para com os pobres” –, estimulando a reflexão e a ação.
Sem o peso oficial de uma encíclica, o documento papal mais solene, cada exortação apostólica é vista como um texto que expressa diretamente a visão do pontífice sobre o tema em análise.
CB

