Algarve: Paróquia de Pêra recria «últimos passos de Cristo», em Via-Sacra ao vivo (c/vídeo)
Faro, 22 mar 2024 (Ecclesia) – A Paróquia de Pêra, na Diocese do Algarve, a sua comissão de festas e o centro paroquial (IPSS), vão recriar “os últimos passos da vida de Cristo”, numa Via-Sacra ao vivo, este domingo, dia 24 de março, pelas 21h00.
“Com cerca de duas horas de duração e pouco mais de um quilómetro de percurso, os últimos momentos da vida de Jesus Cristo serão recriados em 10 cenas, nas ruas da Vila de Pêra”, destaca a organização, divulga o Gabinete de Informação da Diocese do Algarve em nota enviada esta sexta-feira, 22 de março, à Agência ECCLESIA.
A Via-Sacra, este domingo, dia 24 de março, a partir das 21h00, entre as igrejas matriz e de S. Francisco, tem início no Largo 25 de Abril, na Vila de Pêra, no concelho de Silves: a primeira cena é a ‘Última Ceia’ e a última o ‘Calvário’ e a ‘Ressurreição’.
A Via Sacra ao vivo em Pêra realiza-se de dois em dois anos, e, devido à pandemia Covid-19, estava suspensa desde 2018; aberta à população em geral, “habitualmente, com um público expressivo de mais de 2500 visitantes”, este evento sem fins lucrativos tem “alguns encargos”, por isso, a organização “faz um apelo ao contributo por parte dos visitantes”.
Esta iniciativa quaresmal na Diocese do Algarve, que retrata os momentos da paixão, morte e ressurreição de Cristo, é recriada, desde 2005, pela Paróquia do Divino Espírito Santo de Pêra, a sua Comissão de Festas e o Centro Paroquial de Pêra IPSS, com a colaboração de “cerca de 200 voluntários das mais variadas idades”.
A Via Sacra ao Vivo em Pêra tem a parceria institucional da Câmara Municipal de Silves e da União das Freguesias de Alcantarilha e Pêra, com o patrocínio oficial de uma entidade de crédito, e outras entidades locais.
CB