Algarve: Paróquia de Alvor acolhe peça teatral «O Meu Cristo Partido»
Nas celebrações jubilares dos 50 anos da igreja de Santo André da Penina
Faro, 11 nov 2024 (Ecclesia) – A igreja da Penina, da Paróquia de Alvor, na Diocese do Algarve, vai receber a apresentação da peça ‘O Meu Cristo Partido’, adaptação para teatro do livro do sacerdote espanhol Ramon Cué, no dia 30 de novembro.
A apresentação teatral de ‘O Meu Cristo Partido’ insere-se nas celebrações jubilares dos 50 anos da igreja de Santo André da Penina, que esta paróquia está a comemorar desde o dia 19 de maio, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.
A igreja da Penina, da Paróquia algarvia de Alvor, recebe a apresentação da peça ‘O Meu Cristo Partido’, no dia 30 de novembro, a partir das 22h00.
A obra, do sacerdote espanhol Ramon Cué, conta a história de um padre que compra uma imagem de Cristo a quem faltam alguns membros e vê-se confrontado em diálogo com o próprio Jesus, explorando cada uma das suas mutilações.
A adaptação para teatro conta com texto e encenação de José Carlos Completo, que é também um dos atores, com Edgar Mafra.
A igreja da Penina, que está a celebrar o seu cinquentenário, foi dedicada no dia 30 de novembro de 1974, oito anos após a sua construção num terreno cedido pela Câmara de Portimão, junto a um hotel.
O jornal da Diocese do Algarve lembra que o impulsionador da construção da igreja foi John Benedict Stilwell, que faleceu em 2018, o principal acionista e administrador da Sociedade Turística da Penina, detentora do Hotel do Golfe da Penina (hoje Penina Hotel & Golf Resort).
John Stilwell ofereceu também “todas as alfaias litúrgicas e paramentos” e ajudou a edificar outras estruturas de apoio à Paróquia de Alvor – incluindo a comunidade de Montes de Alvor – e apoiou igualmente as “três comunidades cristãs no seu crescimento na fé”; por este trabalho em prol da Igreja Católica no Algarve, recebeu nos anos 90 uma condecoração atribuída pelo Papa São João Paulo II.
A Paróquia de Alvor também homenageou John Stilwell há 10 anos, pelos 40 anos da construção da igreja da Penina, assinala ainda o ‘Folha do Domingo’.
CB