
Algarve: Mexilhoeira Grande celebra 500 anos da construção da igreja paroquial

Mexilhoeira Grande, 13 ago 2025 (Ecclesia) – A paróquia de Nossa Senhora da Assunção, da Mexilhoeira Grande, na Diocese do Algarve, celebra, no dia 15 de Agosto, 500 anos da construção da igreja paroquial, com uma Missa onde são apresentados os trabalhos de restauro.
Durante os últimos meses, a igreja esteve fechada para o reparo dos altares e das esculturas, que vão ser dados a conhecer na celebração eucarística, marcada para as 11h, no dia em que se assinala a Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da paróquia, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O programa para o dia inclui um almoço comunitário, no adro da igreja (13h), cuja inscrição é obrigatória até ao dia 13 de agosto, e um concerto de música antiga “Splendor Musicae Sacrae”, na igreja do colégio (Portimão), pelas 17h.
Durante a noite, está marcado um encontro entre ranchos algarvios (21h), no adro da igreja de Mexilhoeira Grande, e um baile (23h).
“A igreja paroquial da Mexilhoeira Grande, é um do monumentos mais antigos do concelho de Portimão, foi edificada na primeira metade do séc. XVI, com o financiamento da família Castelo Branco, condes da Vila Nova de Portimão”, pode ler-se na nota da paróquia.
Ao longo deste ano, esta tem promovido, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Bemposta e coletividades locais, várias iniciativas no âmbito do aniversário da igreja e também do jubileu dos 50 anos do regresso da Companhia de Jesus ao Algarve.
O mês de agosto é aquele em que a freguesia celebra a sua festa mais antiga, a festa da Nossa Senhora das Dores, que se integra nas celebrações dos 500 anos da igreja.
O programa das festividades, que decorre de 14 a 18 de agosto, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão e Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, culmina com um concerto de música clássica intitulado “O Renascimento no modernismo”, na igreja da Mexilhoeira Grande.
LJ