Algarve: Liga Intensificadora da Ação Missionária realiza assembleia diocesana eletiva

Faro, 07 jan 2026 (Ecclesia) – A Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) do Algarve, movimento ligado aos missionários espiritanos, vai realizar a sua Assembleia Diocesana, onde vai eleger o “novo conselho”, este domingo, dia 11 de janeiro, a partir das 14h30.
“A LIAM aproveitará esta Assembleia Diocesana para proceder à eleição do novo Conselho Diocesano, que terá a missão de presidir, coordenar e animar os diversos grupos do movimento ao longo dos próximos três anos; um momento importante para renovar o ardor missionário da LIAM na diocese”, informa o movimento laical, em informação citada pelo jornal ‘Folha do Domingo’ da Diocese do Algarve.
A Liga Intensificadora da Ação Missionária do Algarve explica que este encontro vai reunir os membros ativos do movimento e aqueles que acompanham e apoiam as atividades missionárias que desenvolvem “nas paróquias e comunidades da diocese”.
Este encontro da LIAM Algarve é “um momento privilegiado de encontro, comunhão e partilha”, e vão avaliar o trabalho pastoral e missionário realizado “ao longo do último ano, com especial destaque para as iniciativas promovidas no contexto do Ano Jubilar da Esperança”.
O movimento missionário laical explica que a assembleia diocesana vai ter também uma “forte dimensão formativa e testemunhal”, com testemunhos de missionários e de membros da Cáritas Diocesana que “desenvolvem a sua missão de caridade nas paróquias, ao serviço dos mais pobres”.
“Estes partilharão as suas experiências, desafios e frutos da missão, contribuindo para o fortalecimento e a dinamização do compromisso missionário dos participantes”, acrescenta o movimento missionário laical, citado pelo jornal ‘Folha do Domingo’.
A LIAM é um movimento missionário, ligado à Congregação do Espírito Santo (Missionários Espiritanos), que procura dar visibilidade e vivência à dimensão missionária da Igreja em Portugal e ao mesmo tempo apoiar a missão que se faz além-fronteiras.
A Liga Intensificadora da Ação Missionária foi fundada a 13 de maio de 1937, em Fátima; a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou os seus Estatutos em 2003.
CB

