Algarve: Diocese reza «dia e noite» por vocações sacerdotais e religiosas

«Ajuda a retomar e a promover um renovado entusiasmo, cuidado e empenho de todos pelas vocações sacerdotais» – Padre António de Freitas

Foto Jornal Folha de Domingo

Faro, 09 nov 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve promoveu durante 15 dias um Lausperene Diocesano, a adoração permanente ao Santíssimo Sacramento que começou no dia 26 de outubro e termina hoje (9 de novembro), no âmbito Semana nacional de Oração pelos Seminários 2024.

“Ajuda a retomar e a promover um renovado entusiasmo, cuidado e empenho de todos pelas vocações sacerdotais”, explica o reitor do Seminário Diocesano, na informação enviada aos padres, diáconos, comunidades de vida consagrada e responsáveis de movimentos, divulga o jornal ‘Folha do Domingo’.

Segundo o padre António de Freitas, este “é um tempo favorável” e, “simultaneamente, é um tempo que empenha num olhar atento sobre os jovens e adultos”, para verem os sinais do chamamento de Deus (sinais vocacionais) e se disporem “a acompanhá-los no seu caminho de busca e discernimento, tarefa que não é de alguns, mas de toda a comunidade”.

“Não menos importante, este tempo deve relançar-nos uma vez mais naquela total confiança, onde o Primado da Graça de Deus deve ser a nossa força e a nossa esperança neste exigente e desafiante trabalho pelas vocações”, acrescenta o sacerdote.

O Lausperene permanente da Diocese do Algarve, de 26 de outubro a 9 de novembro, é promovido pela equipa formadora do Seminário de Faro e vai a mobilizar toda a Igreja diocesana, “para uma cadeia de oração ininterrupta ao Santíssimo Sacramento, 24 horas por dia”.

A diocese do sul de Portugal continental vai pedir a Deus vocações de consagração, tanto no sacerdócio, como na vida religiosa ou nos institutos seculares, durante 15 dias, numa iniciativa de oração que é assegurada pelas paróquias das três regiões pastorais do Algarve, pelas comunidades, congregações, grupos e movimentos católicos.

Foto Jornal Folha do Domingo

O reitor do Seminário de São Pedro de Faro sugere que “em todas as paróquias onde haja grupos de jovens ou de crismandos” promovam uma “vigília de Adoração Eucarística”, no dia 2 de novembro, entre as 21h00 e as 22h30.

“O que se pretende é que todos os crismandos e jovens vivam o encontro com Jesus neste contexto específico”, explica o padre António de Freitas.

O Lausperene da Diocese do Algarve realiza-se no contexto da Semana de Oração pelos Seminários 2024, promovida pela Igreja Católica em Portugal, de 3 a 10 de novembro, com o tema “Que posso eu esperar?”, do livro bíblico dos Salmos (Sl 39,8).

Esta iniciativa diocesana começa com uma vigília de oração, este sábado, na igreja de Santa Maria de Lagos, às 21h00, e vai terminar com uma nova vigília de oração, pela ordenação diaconal de Bruno Valente, no dia 9 de novembro, pelas 21h00, na igreja matriz de Olhão; este seminarista vai ser ordenado diácono, no dia seguinte, 10 de novembro, pelas 17h00, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

O jornal da Diocese do Algarve destaca que o Lausperene Diocesano, que realiza desde 2004, é “uma das iniciativas mais significativas de cada ano pastoral”.

CB

 

Portugal: Igreja Católica celebra Semana de Oração pelos Seminários, com o tema «Que posso eu esperar?»

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Scroll to Top