
Algarve: Diocese acolhe «boas de prata» do Encontro dos Povos Migrantes

Faro, 01 set 2025 (Ecclesia) – As comunidades de imigrantes dos concelhos de Faro e Loulé vão realizar o 25.º Encontro dos Povos Migrantes, no dia 28 de setembro, informa a Diocese do Algarve que acolhe esta iniciativa, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.
O Encontro dos Povos Migrantes 2025, as bodas de prata desta iniciativa promovida por representantes das comunidades de imigrantes dos concelhos de Faro e Loulé, vai ter como tema ‘Peregrinos da Esperança’, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
Segundo o programa, o 25.º Encontro dos Povos Migrantes no Algarve, realizado em Loulé, começa o acolhimento, pelas 10h30, e segue-se o desfile, a entronização das bandeiras dos países representados e Missa, na igreja do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», a partir das 11h30.
Após a Eucaristia, o Encontro dos Povos Migrantes 2025, que comemora as suas ‘bodas de prata’, continua com o almoço, com “diversos sabores gastronómicos partilhados pelos participantes”, e o convívio com “momentos culturais”, no salão de festas da Câmara Municipal de Loulé.
A Igreja Católica vai celebrar o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, nos dias 4 e 5 de outubro por ocasião do Jubileu do Migrante e do Mundo Missionário, o Papa Leão XIV, na sua mensagem, afirmou que os “migrantes e refugiados lembram à Igreja a sua dimensão peregrina, em permanente busca da pátria definitiva, sustentada por uma esperança que é virtude teologal”.
“Sempre que a Igreja cede à tentação da ‘sedentarização’ e deixa de ser civitas peregrina – povo de Deus peregrino rumo à pátria celeste, deixa de estar «no mundo» e torna-se ‘do mundo’”, acrescenta na mensagem para 111ª Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado, intitulada ‘Migrantes, missionários de esperança’.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e que está a ser continuado no pontificado de Leão XIV.
O Papa Leão XIV vai presidir à Missa do Jubileu do Mundo Missionário e do Jubileu dos Migrantes, no dia 5 de outubro, às 10h30 locais, na Praça São Pedro, no Vaticano.
CB
