Algarve: D. Manuel Clemente reflete sobre o contributo da Igreja na Europa, na Paróquia de Monte Gordo
«Queremos refletir sobre a presença da Igreja na Europa e como o seu contributo se tem alterado, nomeadamente, em matérias sociais, económicas e políticas», explica o padre Tiago Eira
Faro, 15 abr 2024 (Ecclesia) – A Paróquia de Monte Gordo, na Diocese do Algarve, convidou o cardeal D. Manuel Clemente para refletir sobre o contributo da Igreja no contexto europeu, no dia 9 de maio, pelas 21h15, na igreja.
‘O Contributo da Igreja na Europa – Passado, Presente e Futuro’, é o tema da conferência que ter como orador o patriarca emérito de Lisboa, no dia 9 de maio, na igreja paroquial de Monte Gordo.
“No próximo dia 9 de Maio celebramos o aniversário da famosa declaração «Schuman» em que Robert Schuman, ministro dos negócios estrangeiros francês, propôs a criação da Comunidade Económica do Carvão e do Aço. Estávamos no ano de 1950 e essa declaração foi, digamos assim, o pontapé de saída para a criação do que hoje conhecemos como União Europeia. A partir daí o dia ficou marcado como sendo o dia da Europa”, contextualiza o padre Tiago Eira, pároco de Monte Gordo, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Segundo o sacerdote Dehoniano, com a presença do patriarca emérito de Lisboa, querem refletir sobre a “presença da Igreja na Europa” e como o seu contributo se tem alterado ao longo dos tempos, “nomeadamente em matérias sociais, económicas e políticas para construirmos uma cidade digna do homem fundada na Doutrina Social da Igreja”.
D. Manuel Clemente frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa onde se formou em História, antes de entrar no Seminário Maior dos Olivais em 1973; licenciou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, em 1979, doutorando-se em Teologia Histórica em 1992, com uma tese intitulada “Nas origens do apostolado contemporâneo em Portugal. A ‘Sociedade Católica’” (1843-1853).
Segundo o programa, a Paróquia de Monte Gordo dinamiza também uma oração pela paz na Europa, pelas 22h45, e acolhe a imagem peregrina de Nossa Senhora da Piedade, popularmente conhecida como «Mãe Soberana», que vai visitar esta paróquia no município de Vila Real de Santo António.
No dia 22 de novembro de 2023, a paróquia algarvia promoveu a conferência ‘o lugar da Igreja face aos desafios socioeconómicos hodiernos’, com o presidente do Conselho Económico e Social, ‘órgão constitucional de consulta e concertação social’, Francisco Assis, numa iniciativa que se inseriu na comemoração do VII Dia Mundial dos Pobres, que a Igreja Católica assinalou, em 2023, no 19 de novembro.
CB