Algarve: Cáritas diocesana e escuteiros dinamizam celebração dedicada à paz

Faro, 18 dez 2025 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai realizar uma celebração conjunta que une a operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ e a ‘Luz da Paz de Belém’, esta sexta-feira, dia 19, às 21h00, na igreja matriz de Olhão.
“A entrega da ‘Luz da Paz de Belém’ será feita aos agrupamentos do CNE e à Cáritas Diocesana do Algarve que a levarão para as paróquias. A chama será distribuída a partir das Eucaristias daquele fim de semana, 20 e 21 de dezembro, a todos aqueles que, munidos de candeia, a pretendam levar para casa”, informa o jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve.
A Cáritas Diocesana do Algarve e a Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas dinamizam uma celebração única dedicada às suas iniciativas de Natal, respetivamente a campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ e a distribuição da ‘Luz da Paz de Belém’, desde 2017; após um ano de interregno, em 2024, as duas organizações encontram-se novamente em Olhão, a cidade onde realizaram a primeira edição conjunta.
Na Diocese do Algarve a operação solidária de Natal ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ e a distribuição escutista da ‘Luz da Paz de Belém’ são celebradas, esta sexta-feira, dia 19 de dezembro, às 21h00, na igreja matriz de Olhão, divulga o jornal ‘Folha do Domingo’.
O Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português realizou a cerimónia nacional da partilha da ‘Luz da Paz de Belém’ 2025, na Diocese de Aveiro, este domingo, dia 14 de dezembro, no Parquexpo.
A ‘Luz da Paz de Belém’ é uma iniciativa que nasceu em 1986, na Áustria, no âmbito de uma campanha de solidariedade natalícia promovida pela ORF (Rádio e Televisão Austríaca); como “sinal de esperança para crianças e famílias em dificuldades”, uma chama é acesa na Gruta da Natividade, em Belém, e trazida para a Europa.
Uma comitiva do CNE, onde estavam os dirigentes algarvios Luís Balacumba e Margareta Vieira da Silva, viajou até à Áustria e participou na cerimónia internacional da entrega da ‘Luz da Paz de Belém’, no dia 6 de dezembro, a lobita Emma foi a responsável por trazer esta chama.
Já a Cáritas Portuguesa lançou a nova edição da operação solidária ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, este ano com o mote ‘Na noite de Natal, acende uma vela pela Paz’, no dia 16 de novembro, quando a Igreja Católica celebrou o Dia Mundial do Pobres 2025.
As velas desta campanha internacional, que a Cáritas Portuguesa promove pelo 23º ano consecutivo, podem ser encontradas nas paróquias, escolas, instituições parceiras, Cáritas Diocesanas e nas superfícies comerciais.
A Cáritas do Algarve, no âmbito desta campanha solidária, criou um Fundo de Apoio Diocesano, “como resposta a situações de cariz social e económica no trabalho desenvolvido por Cáritas Paroquiais, Grupos Sócio Caritativos e Conferências Vicentinas”, para o qual contribuirão 65% das verbas angariadas naquela campanha.
A Operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ nasceu em França, numa diocese, em 1984, com dois objetivos – sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades –, em 1991, transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), e estendeu-se à Europa em 2002.
Em Portugal surgiu em 2003, e tem apoiado diversos projetos através da ação da rede nacional Cáritas, mas, também projetos de emergência nacional e de emergência internacional; este ano, 65% das verbas angariadas reverte para cada Cáritas Diocesana e para os seus projetos locais e 35% para o fundo lusófono ‘Laudato Si’.
CB
Algarve: Cáritas Diocesana criou Fundo de Apoio para pessoas em «situação de vulnerabilidade»

