Algarve: Bispo preside à Missa da assembleia diocesana do «Dia Alpha»
Faro, 01 jun 2022 (Ecclesia) – O bispo do Algarve vai presidir à Missa da assembleia diocesana do ‘Dia Alpha’, destinada a todas as pessoas que já realizaram um ‘Curso Alpha’ na diocese, a 19 de junho, pelas 17h00, na igreja matriz de Pêra.
O ‘Dia Alpha’ começa com o encontro dos participantes dos cursos que estão a decorrer em Silves e Monchique, no Centro Pastoral de Pêra, e esta iniciativa termina com uma assembleia diocesana, para “todas as pessoas do Algarve” que já realizaram um ‘Curso Alpha’, com a Missa presidida por D. Manuel Quintas, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.
Atualmente está a decorrer um ‘Curso Alpha’ em Faro, que vai terminar esta sexta-feira, dia 3 de junho, com a celebração da Eucaristia às 19h00, e um concerto de oração, pelas 21h30, na Paróquia de São Luís.
“Alguns dos leigos começaram a inquietar-me para fazer outra edição, convidando os pais das crianças das catequeses, uma vez que não se têm feito propostas concretas nesse âmbito. Estão neste momento a fazer o curso cerca de 50 pessoas”, explicou o cónego Rui Barros Guerreiro, sobre a terceira edição que está a decorrer.
As Paróquias da Sé e de São Luís de Faro começaram os ‘Cursos Alpha’ em 2020, e o pároco, que não conhecia a proposta e participou na primeira edição, realizada online durante o confinamento da pandemia Covid-19, recorda que “foi uma experiência bonita, muito interessante”, que contou com pessoas da Fuseta e de Moncarapacho e até de Beja e Lisboa.
O sacerdote sublinha que “a experiência é positiva”, há participantes que após o ‘Alpha’ receberam os sacramentos da iniciação cristã, e já está prevista a realização de um novo ‘Curso Alpha’, em outubro.
Na Paróquia de Monchique também estão a realizar o terceiro ‘Curso Alpha’, que começou a 26 de abril, e todos têm sido presenciais; Segundo o pároco, o padre Tiago Veríssimo, alguns participantes “estão mais empenhados nos serviços que já faziam” e outros “começaram a disponibilizar-se” para colaborar.
Os ‘Cursos Alpha’ começaram na Diocese do Algarve, em 2017, através do padre Nelson Rodrigues, depois de ter participado numa formação de divulgação em Fátima; O pároco de Silves, desde 2017, já realizou 11 cursos nesta comunidade e o balanço é “positivo”.
“Porque tem convidado novas pessoas para a comunidade ou dá uma nova visão de Igreja com um compromisso na comunidade. Já resultaram em sete catecúmenos adultos; Precisamos de ferramentas novas que possibilitem encontro com Jesus, conversão e vida comunitária”, acrescentou o padre Nelson Rodrigues.
O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ explica que o ‘Curso Alpha’ decorre em dez serões semanais e um fim de semana, normalmente a meio do percurso, cada sessão semanal explora a base da fé cristã, tem a duração de duas horas e assenta em três dimensões: Breve refeição, apresentação do tema e discussão.
Os ‘Cursos Alpha’ nasceram em 1977 na Holy Trinity Brompton, uma igreja anglicana no centro de Londres, no Reino Unido, para propor as bases da fé cristã ao homem moderno afastado da Igreja e da sua proposta; Com uma configuração de primeiro anúncio hoje estão em mais de 170 países e por todas as denominações cristãs.
CB/OC