Advento/Natal: Tradição madeirense da «Missa do Parto» volta a celebrar-se em Alfragide
A celebração é seguida de momento de convívio com música e iguarias regionais
Lisboa, 10 dez 2022 (Ecclesia) – A tradição madeirense da “Missa do Parto” vai acontecer no próximo sábado, dia 17 de dezembro, pelas 06h30, na paróquia da Divina Misericórdia em Alfragide, no patriarcado de Lisboa, como forma de “celebrar a tradição e unir os madeirenses”.
“A iniciativa começou na paróquia de Alfragide, com um padre madeirense, padre Nélio Tomás, que faleceu recentemente, e queremos dar continuidade para viver esta tradição madeirense, é aberto a todos e o objetivo é que conheçam a tradição e que venham connosco nesta festa”, explica Ana Castro Neves, membro da organização, em declarações à Agência ECCLESIA.
A responsável recorda que, na Madeira, acontecem as “missas do parto durante nove dias, em preparação para a Missa do Galo”, bem cedinho “antes dos trabalhadores irem para o campo”.
Este ano a iniciativa na paróquia de Alfragide conta com o apoio da Associação de Promoção da Região Autónoma da Madeira para o momento de convívio que se segue à celebração.
“Depois da missa que é de festa com música própria da Virgem do Parto e instrumentos musicais segue-se um momento de convívio com as iguarias típicas da região da Madeira, como as broas de mel, as rosquilhas, sandes de carne de vinha d’alhos, licores e a conhecida poncha”, descreve Ana Castro Neves.
A celebração acontece no dia 17 de dezembro, sábado, pelas 6h30 e vai ser presidida pelo padre António Silva, sacerdote dehoniano, natural da ilha da Madeira, que tem participado ao “longo dos anos e com a particularidade que esta será a sua Missa Nova”.
A entrevista integra o programa de rádio ECCLESIA, deste sábado, na Antena 1 da rádio pública, pelas 06h00, ficando depois disponível online e em podcast.
SN