Advento: Departamento da Catequese de Aveiro propõe construção do presépio a partir da imagem da Sé

Aveiro, 27 out 2023 (Ecclesia) – O Departamento da Catequese de Aveiro divulgou a caminhada para o Advento 2023, intitulada ‘Peregrinar na Esperança’, tempo em que são chamados a refletir “sobre o sentido desta Igreja de Aveiro”, proporcionando “crescimento na fé e de comunhão eclesial”.

“Ao aproximarmo-nos da vivência deste tempo litúrgico – o do Advento – somos chamados a refletir sobre o sentido desta Igreja de Aveiro, proporcionando um tempo de crescimento na fé e de comunhão eclesial. A Diocese de Aveiro vive o acontecimento festivo e jubilar dos 600 anos do início da construção da Catedral de Aveiro, Igreja-mãe de todas as paróquias desta Diocese”, explica o Departamento Diocesano da Catequese, na introdução da caminhada.

‘Peregrinar na Esperança’ é o tema da caminhada para o tempo litúrgico do Advento 2023, de 3 a 24 de dezembro, que tem três objetivos, “valorizar a família de Nazaré”, como exemplo para as famílias e comunidade na diocese, conhecerem “mais e melhor” a catedral, “enquanto Igreja-mãe das paróquias”, e reconhecer e valorizar o papel do bispo, “como pastor da Igreja de Aveiro”.

Como proposta, o Departamento da Catequese de Aveiro convida a diocese a “centrar a atenção no caminho” que precisam “trilhar”, afirmando que esta é também uma peregrinação que “deve ser feita na esperança e na renovação pessoal e comunitária”, através da mudança da forma de ser e de estar em Igreja.

“É neste ‘ser peregrino’ que precisamos recordar, celebrar e, sobretudo, transmitir, por obras e por palavras, o papel evangelizador e cuidador desta Igreja que somos todos nós”, salientam.

Num ano em que pretendem dar à caminhada de Advento “um sentido mais comunitário”, é proposta a construção do presépio a partir da imagem da Sé, que deverá estar na igreja, e a colocação das quatro velas, em cada semana de Advento, nesse mesmo presépio.

A reflexão ‘Ecos da Palavra’ pode ser discutida nos encontros de catequese, tendo o enfoque na imagem do bispo, “enquanto primeiro pastor da Diocese de Aveiro”, e nomeiam ainda um desafio para toda a comunidade eclesial, do

1º Domingo do Advento, a 3 de dezembro, ao 4ª Domingo do Advento, no dia 24, com propostas também para os dias 8 – quando a Igreja Católica celebra a Solenidade da Imaculada Conceição – e 25, o dia de Natal.

O Departamento Diocesano da Catequese indica ainda que o presépio proposto pode ser construído também na catequese e na família, lê-se na caminhada publicada no sítio online da Diocese de Aveiro.

A Igreja Católica assinala o início de um novo ano no seu calendário litúrgico, que começa com o chamado tempo do Advento, este ano a 3 de dezembro, compreendendo os quatro domingos anteriores ao Natal.

As manifestações do Advento, palavra de origem latina que significa “vinda” ou “chegada”, expressam-se na coroa de ramos verdes com quatro velas, que se acendem aos domingos, bem como na armação do presépio, entre outras práticas.

As três primeiras semanas, que recordam especialmente a segunda e última vinda de Cristo à Terra, esperada pelos cristãos para o fim dos tempos, tornam o Advento num tempo penitencial marcado pelo convite à vigilância, arrependimento e reconciliação com Deus.

A partir de 17 de dezembro a liturgia adventícia, pautada pela cor roxa, acentua a festa do nascimento de Jesus, o Natal, que os católicos assinalam a 25 de dezembro.

As leituras bíblicas proclamadas nas missas evidenciam as figuras bíblicas do profeta Isaías, de João Batista, precursor de Cristo, e de Maria, mãe de Jesus.

O tempo do Natal termina a 8 de janeiro de 2024, dia em que o calendário litúrgico evoca o Batismo de Jesus nos lugares onde a Epifania do Senhor é transferida para o domingo, como acontece em Portugal.

CB

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Scroll to Top