
Açores: Ouvidoria de Ponta Delgada homenageia o cónego António Rego
Ponta Delgada, Açores, 17 jun 2024 (Ecclesia) – A Ouvidoria de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, vai homenagear, dia 21 deste mês, pelas 18h30, o cónego António Rego pelos 60 anos de ordenação sacerdotal
A iniciativa vai decorrer na Igreja Matriz de São Sebastião onde o sacerdote das Capelas foi ordenado, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
“Escutar a vida é escutar o Mar” afirmou o cónego António Rego numa entrevista ao Sítio Igreja Açores quando celebrou meio século de ordenação sacerdotal, em 2014.
Na altura, ainda em Lisboa, tinha publicado o livro “A ilha e o verbo – dos vulcões da Atlântida à Galáxia digital”, uma conversa com Paulo Rocha, jornalista e sucessor na direção da Agência ECCLESIA.
O cónego António Rego nasceu na Vila de Capelas, S. Miguel, Açores, em 1941. O jornalismo desde cedo caracterizou o estudante e, depois, o sacerdote: primeiro nos Açores, na imprensa, na rádio e na televisão, e depois em órgãos de comunicação nacionais.
Ainda jovem Padre criou um programa de rádio de nome “Hoje é Domingo”. Em Lisboa, escreveu semanalmente no Diário de Notícias e mais tarde no Correio da Manhã. Na Agência ECCLESIA, os editoriais que escreveu desde 1996 foram reunidos noutro livro: Deus na Cidade.
Estudou Comunicação Social, em França e realizou centenas de programas na Rádio Renascença e na Radiodifusão Portuguesa. Realizou mais de 1500 programas de televisão, na RTP e na TVI, onde esteve até 2015, como coordenador e realizador de emissões religiosas. Efetuou reportagens de temática religiosa nos cinco continentes, de Pequim a Moscovo, da Noruega à Malásia, do Quénia à Amazónia, da Califórnia ao Equador, passando por todos os países lusófonos. Foi professor de Comunicação Social na UCP e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais. Em 2006, foi nomeado pelo papa Bento XVI Consultor do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais.
A sua vontade de comunicar e a voz inconfundível apresenta-nos um Deus próximo, que se faz gente como nós, para nos mostrar o seu amor.
A missa dos 60 anos de ordenação sacerdotal, aniversário que coincide também com a entrada na vida religiosa da Irmã Alda Rego, que também entrou na vida consagrada há 60 anos, é às 18h30 na Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada.
LFS