
Açores: Ouvidoria da Povoação recebe Aldeia da Esperança em 2027

Ponta Delgada, Açores, 28 jul 2025 (Ecclesia) – A ouvidoria da Povoação, na ilha de São Miguel (Açores) vai receber a segunda «Aldeia da Esperança» em julho de 2027, anunciou o bispo de Angra, D. Armando Esteves, na sessão de encerramento do evento que marcou o Jubileu dos Jovens e que se realizou ao longo desta semana na Caldeira da Fajã de Santo Cristo, na ilha de São Jorge.
Para o ouvidor, padre Francisco Rodrigues, trata-se de um “desafio”, recebido com alegria e responsabilidade.
“Foi com muita alegria e entusiasmo que agarramos este desafio para que seja uma grande Aldeia da Esperança. É para nós uma forma de nos revitalizarmos e de nos por à prova na nossa fé e na causa do Evangelho” referiu o sacerdote que reconhece que se trata “de um grande desafio depois desta primeira Aldeia”, lê-se no site da Diocese de Angra.
“É um evento que se assume como um instrumento de evangelização e por isso é muito importante sobretudo para esta camada mais jovem” acrescenta lembrando que sendo a Povoação o concelho mais distante da ilha de São Miguel- o único que não está ligado por uma via rápida- também representa o desejo de Jesus de se deslocar à periferia”.
A ouvidoria da Povoação é composta por 7 paróquias e tem neste momento uma equipa sacerdotal composta por dois padres.
É nesta ouvidoria que se situa a freguesia das Furnas, uma das mais procuradas turisticamente.
Este concelho tem como festa principal a Solenidade do Corpo de Deus, fazendo coincidir para a Vila, sede de concelho, todas as paróquias da ouvidoria.
LFS