
Açores: Grupo Vita dinamiza formação sobre «prevenção da violência sexual»
Angra do Heroísmo, Açores, 26 mai 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que o Grupo Vita, que acompanha situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis na Igreja Católica em Portugal, dinamiza uma formação para toda a Igreja diocesana, hoje e quarta-feira.
A formação “aberta a todos” é orientada pela coordenadora do Grupo Vita hoje, segunda-feira, dia 26, pelas 20h00 locais, no Salão do Seminário Episcopal de Angra, na ilha Terceira, informa o portal online ‘Igreja Açores’.
A psicóloga Rute Agulhas, esta quarta-feira, dia 28, vai estar no auditório do Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, a partir das 20h30, acrescenta o sítio na internet da Diocese de Angra.
O Grupo Vita fez dois anos no dia 22 de maio, acolheu 130 vítimas de abuso sexual em contexto da Igreja Católica e recebeu 78 pedidos de compensação financeira.
“Hoje, passados dois anos, sentimos que há de facto uma confiança muito grande, há um trabalho em parceria, já há mais de 60% das dioceses pediram ajuda no sentido da capacitação dos seus agentes mais diversos, padres, diáconos, agentes pastorais, catequistas, etc. Também os Institutos de Vida Consagrada têm vindo progressivamente a pedir essa colaboração”, disse Rute Agulhas à Agência ECCLESIA , este sábado (24 maio), no Conselho Nacional de Pastoral Juvenil, em Braga.
O Grupo Vita, nas ações de formação que promove e nas comunicações que faz, previne “comportamentos de risco” e desajustados e alerta para o necessário respeito aos “limites dos outros”, onde o “não é não em qualquer momento de uma interação com outra pessoa”, explicou ainda a coordenadora deste organismo criado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Neste momento decorrem dois estudos associados à construção de dois programas de prevenção primária do abuso sexual infantil: ‘Programa Girassol: Prevenção primária do abuso sexual infantil, no contexto da Igreja Católica em Portugal, para crianças dos 6 aos 9 anos’; ‘Lighthouse Game: Jogo digital para prevenção primária do abuso sexual infantil, no contexto da Igreja Católica em Portugal, para crianças dos 10 aos 14 anos’.
Estes programas de prevenção vão ser apresentados publicamente no dia 30 de setembro, em Lisboa.
O Grupo VITA encontra-se a organizar o congresso internacional ‘Da Reflexão à Ação: O Papel da Igreja Católica na Prevenção e Resposta à Violência Sexual’ a realizar em Fátima, no próximo dia 27 de novembro; pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico (91 509 0000) ou do formulário para sinalizações, disponível no site www.grupovita.pt.
Desde janeiro de 2021, a Igreja Católica em Portugal tem novas diretrizes para a “proteção de menores e adultos vulneráveis”, sublinhando uma atitude de vigilância nas várias atividades pastorais e de colaboração com as autoridades.
Durante o ano de 2022, a CEP pediu um estudo sobre casos de abuso sexual na Igreja em Portugal nos últimos 70 anos a uma Comissão Independente, que validou 512 testemunhos relativos a situações de abuso, que seria apresentado em fevereiro de 2023.
OC/CB